quarta-feira, 16 de setembro de 2009

DVD Review: JCVD

Enfim, depois de uma certa embromação, o bastante alardeado 'JCVD' chega ao Brasil direto em DVD como a maioria dos filmes de Van Damme nos últimos 8 anos. Afinal, por que tanta polêmica sobre JCVD? Ele seria uma espécie de um exorcismo de decadência que o astro belga enfrentou após a fama? Ou uma cinebiografia onde Jean Claude Van Damme interpreta e si mesmo? No final das contas ele é um pouco de tudo, expôe os problemas reais das quais o ator teve de conviver e até mesmo um monólogo é feito, onde Jean Claude admite suas falhas no caráter. Mas ele é mais uma mistura de filme de ação, comédia e ficção.

A trama é contada por capítulos, não cronologicamente. No início mostra o ator num set dessas bombas que ele foi condenado a fazer, onde o que importa é o tiroteio, brigas e explosões e nada mais. Durante um intervalo Van Damme reclama da intensidade das cenas e diz ter 47 anos (estaria velho demais?) ao um diretor que demonstra um claro desprezo pelo astro, desejando ter um ator melhor. Tens os flashbacks que explicam algumas curiosidades no decorrrer da trama.


Fora das telas Van Damme que no filme interpreta ele mesmo é um ator em fim de carreira que briga na justiça pela custódia de sua filha, que prefere não ficar com o pai, alegando que, toda vez que seu pai aparecia nos filmes na televisão era constantemente zombada pelos colegas de classe. Um baita drama mesmo, para quem esperava o tradicional nos filmes do astro de 'O Grande dragão branco' vai se surpreender bastante, mas pelo outro lado da história para aqueles acostumados com obras mais complexas, pode sair um pouco frustrado. Praticamente a trama toda gira em torno de um assalto ao banco que acabou não dando certo e para atrair a atenção da mídia para conseguir atingir seus objetivos os bandidos então envolvem o próprio ator como sendo pivô de toda confusão.



JCVD foi dirigido pelo frânces Mabrouk El Mechri e tem o próprio Van Damme como produtor executivo. Não é uma obra-prima e Van Damme talvez não seja merecedor de um Oscar como ostentou a 'Time Magazine' na capa do filme, mas vale a pena assistir pela sinceridade do projeto que as vezes pode até mesmo comover, o esforço do astro belga não foi em vão.

Nota: 7,0

Veja o trailer de JCVD:

Nenhum comentário:

Seguidores

Ocean of noise: A cultura pop mim

Ocean of Noise

Minha foto
Florianópolis, Santa Catarina, Brazil
Renato Cunha 28 anos Propósito do blog: Mais um veículo dedicado ao mundo pop. Com minhas próprias palavras colocarei o que penso sobre a arte em geral. E-mail: renatornc@hotmail.com