sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Eu Recomendo: The House of The Devil (2009, EUA)

Atenção! Eu não coloquei o nome brasileiro porque o filme ainda não foi lançado por aqui. Eu poderia simplesmente colocar 'A Casa do Diabo', mas vai lá que as produtores decidem nos surpreender com seus títulos 'criativos' do tipo: "A Casa maldita" ou "A Casa amaldiçoada", por isso decidi não me arriscar, então chamarei essa produção somente pelo seu título original. Mas vamos ao que interessa, 'The House of The Devil' tinha de tudo para ser um filme de bosta, exatamente pelo título original, que é totalmente sem graça, venhamos e convenhamos. Mas cuidadosamente fui vendo crítica por crítica no IMDB e vi que parecia ser algo interessante e me arrisquei, acabei baixando-o pela net mesmo, já que acredito que esse filme não chegará tão cedo por aqui.


Eu preciso dizer que, sou um fã do gênero horror desde sempre, é uma paixão que só cresce com decorrer dos anos e não o contrário como alguns hehe. Mas tenho que admitir também que há muito um filme desses não bota mais medo em mim, apenas uns sustinhos básicos, nada de mais. Então, ontem pela madrugada, sozinho no quarto escuro e com phone de ouvido me aventurei neste 'The House of The Devil'. Adorei, é um ótimo filme de horror, que causou muito medo e sustos. O detalhe, 'The House...' não traz nada de muito novo, ele se destaca por ser um filme feito em homenagem à aqueles clássicos dos anos 80, onde você sabe que não vai acontecer coisa boa e sabe também quem é do bem e do mau desde o primeiro momento. 

mas aquele velho clima de suspense que aterrorizava muito nos anos 70 e 80 é mostrado aqui com maestria e talento para nenhum fã do gênero botar defeito e o clímax da produção com uma trilha terrivelmente grotesca (no bom sentido) encerra a produção com chave de ouro. O diretor Ti West (do fraquinho Cabana do Inferno) conseguiu surpreender exatamente por conseguir não jogar o filme numa auto-paródia que as vezes destrói uma produção. Após o filme fiz algo que não fazia a um bom tempo, dormir com a porta do quarto fechada. Foi demais sentir isso novamente em um longa de horror. A história se passa todinha em 1980, aliás, o filme parece ser feito nesse período, tipo aquelas produções esquecidas que ganham notoriedade anos depois. A filmagem, os créditos iniciais, com música oitentista, o tradicional congelamento de imagem para mostrar os créditos iniciais são um show a parte, até o letreiro 'The House of The Devil' nos faz crer que estamos perante a um clássico congrado do horror americano.

Os personagens parecem saídos daquela época, bem como as roupas cafonas, o velho walkman (imagina ter que abandonar o conforto de um Ipod para voltar ao ansião walkman) Apesar tudo nos remeter a um clássico oitentista, o filme é novo, lançado em 2009 em pleno Halloween sem muita fanfarra, o que é uma pena. A história é basicamente simples, a luta do bem contra o mal, que, num ritual satânico tenta colocar o coisa ruim entre nós, em outras palavras, o capeta. Já vimos isso em 'O bebê de Rosemary', a produção também tem uma leve influência de 'A Profecia', se não engano também tem uma certa homenagem ao 'Suspiria' (clássico de Dario Argento) e alguns ecos do atual 'Atividade Paranormal' que foi uma surpresa no ano passado. Mas voltando a trama de 'The House...' 

No seu início somos logo apresentados a mocinha, Samantha Huges (Jocelin Donahue), que está fechando um acordo para alugar uma casa com a senhoria (Dee Wallace, Cujo, Gritos de Horror e E.T), a casa é bacana e lhe traria conforto, já que Sam divide um quarto com uma amiga que de nada tem de organizado. Samantha quer uma vida nova, só que precisa de um adiantamente de $100 dólares para poder se mudar para seu novo lar. Desperada acha no mural do colégio um folheto onde se precisa de uma babá. Samantha interessada liga e depois de algumas conversas, chegamos então a casa onde Samantha irá trabalhar. Sam e sua amiga Megan (Greta Gerwig) são recepcionadas pelo excêntrico Mr.Ulman (Tom Noonan, de Robocop 2, aquele chefão do Nuke, lembram?)

O velho explica toda a situação para Samantha, que acaba ficando desconfiada depois de saber os verdadeiros motivos da presença da menina. Na verdade não existe nenhuma criança, o filho único do casal Ulman já um marmanjo. O velho queria que cuidassem da velha, a mãe de Mr.Ulman. Explicando que a casa dos idosos não estavam aceitando mais pessoas, enfim, Samantha desinteressa e tenta ir embora. Mas é claro, é logo convencida pois o homem lhe oferece $300 dólares para cuidar da ansiã, um seviço simples que não inclui cuidados médicos. Samantha estaria ali simplesmente para olhar no caso de uma emergência, ou seja, tudo que a garota precisava fazer seria assistir televisão, comer e é claro, ficar de olho caso algo acontecesse. Samantha aceita o serviço contanto que o velho lhe pague $400 dólares, pelo incoveniente. O velho aceita.


Pouco tempo depois aparece a senhora Ulman (Mary Woronov), que logo se simpatiza com a jovem e depois de um rápido bate-papo, o casal enfim sai para seu compromisso urgente. Começa então a trama, o suspense que gradualmente vai se construindo com criatividade. A grande pergunta, quem é a tal velha? A sernhora UIman já havia recomendado a Samantha a não passar por perto, pois ela não gostaria disso. Mas a tímida Samantha começa aos poucos a relaxar e se sentir em casa, até demais, a garota fica até folgada. Para quem curtiu e viveu a época em que assustar não precisava de CGI, vai se deliciar, pois 'The House of The Devil traz momentos assustadores que para alguns podem ser divertidos. 

A conclusão é correta e deixa uma brecha para uma possível sequência, mas será que rola? Quem sabe, se o filme atingir um inesperado sucesso e virar um fenômeno, caso contrário acho difícil, mas confiram 'The House of The Devil', pois além de prestar uma homenagem a 2º era de ouro do Horror, nos deixará com uma certa nostalgia, bem além dos flashbacks com podemos por aí.


Veja o trailer;

Nenhum comentário:

Seguidores

Ocean of noise: A cultura pop mim

Ocean of Noise

Minha foto
Florianópolis, Santa Catarina, Brazil
Renato Cunha 28 anos Propósito do blog: Mais um veículo dedicado ao mundo pop. Com minhas próprias palavras colocarei o que penso sobre a arte em geral. E-mail: renatornc@hotmail.com