Silent Hill na minha opinião amadureceu o gênero Survivor Horror, que foi inaugurado pelo clássico 'Alone in the Dark' para o PC e é claro, com 'Resident Evil'. Porém, os zumbis de Resident foram perdendo a força com tempo e SH destacou-se exatamente por mostrar uma ambientação extremamente perturbadora e histórias incríveis. A série só se desenvolveu no Playstation 2, onde vieram os maravilhosos Silent Hill 2 e Silent Hill 3, sendo considerados pelos fãs os melhores da série. Os sinais de desgaste foram sentidos em 'Silent Hill 4: The Room', algumas mudanças não foram nada interessantes e a story line desagradou boa parte de seus fãs, Silent estaria caminhando por caminhos tortuosos.
Para corrigir o errático 'The Room', a Konami deixou espaço para a Climax desenvolver um game melhor e optaram por um prequel. 'Silent Hill: Origins' lançado para PSP (foi lançado para PS2 posteriormente) trazia o caminhoneiro Travis adentrando ao mundo horrível da cidade de 'Silent Hill' antes dos eventos do primeiro game. O resultado? Acertaram em cheio, pois trazia alguns personagens consagrados do primeiro game e trazia aquele clima de horror psicológico novamente, mas pecou por ser curto demais. Vale lembrar também que até o cinema testemunhou os horrores dessa cidade maldita no bom 'Terror em Silent Hill' de 2006.
Mas voltando aos games. Silent Hill V era bastante aguardado e foi lançado para X-360 que ainda não joguei. Mas as críticas não foram boas, o terror psicológico foi novamente deixado de lado, colocando mais ação e sustos fáceis, 'Silent Hill: Homecoming' não emplacou. O próximo passo parecia ser um remake e foi o que aconteceu...Ou quase isso.
'Shattered Memories' traz muitas mudanças, algumas boas, outras ruins é claro. Eu, particularmente não curti o fato de não podermos entrar em combate e matar as criaturas, tudo que temos é uma lanterna e quando congela tudo (sim, o mundo alternativo não são feitos de ferragens e sim de geleiras) prepare-se para correr feito cão, por um lado é até legal, pois você precisa encontrar as portas corretas para poder concluir seu destino. Uma inovação muito bem vinda é o menu, que foi substituído por um celular.
Nele você salva o game, recebe mensagens, liga para personagens lher dar dicas como resolver alguns puzzles (apesar de serem bem fáceis) e um fato me lembrou muito 'Fatal Frame', tirar fotos (com o celular claro) de fantasmas que só podem ser vistos pelo celular, uma estratégia muito bem vinda e prática. Uma pena que o mapa acabou saindo perdendo, antes fundamental nos games de Silent Hill, aqui foi tão mau implementado que o uso dele acaba sendo irrelevante como nos games de 'Resident Evil.
As criaturas são muito espertas e se bobear morreu, volta desde o início do pesadelo. O game também é interrompido para interagirmos com um psicólogo onde nos várias perguntas, teremos também de colorir casas, responder questionários que podem mudar nosso destino do game, fato que nos fará voltar várias vezes para ver o destino de Harry Mason e enfrentar seus medos de forma diferente.
A grande névoa, característica de toda a série, aqui é substituída por uma nevasca terrível, que parece cobrir a cidade de Silent Hill aos poucos. A boa história, os ótimos personagens trazem aquela gostosa sensação de nos deixar grudados na tela querendo saber o que está acontecendo. Para jogadores da atual geração que não tem o Wii e ainda possui um PS2, vale muito apena jogar este 'Shattered Memories' por trazer a cidade mais medonha e sinistra do que nunca, além de inovações muito bem vindas para a série. Não perca.
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