Me lembro de assistir esse filme pela primeira vez quando tinha uns 9 ou 10 anos e ficar bastante impressionado com a maioria das cenas, principalmente o final bastante surpreendente. Fazia alguns anos que havia assistido o DVD de Estranho no ninho pela primeira vez e nesse final de semana que passou achei que era hora de revê-lo novamente e continuo achando essa obra de Milos Forman (Man on the moon) fantástica. Rodeado de futuras estrelas, entre eles: Danny deVito (Martini), Christopher Lloyd (o Doc Brown de De Volta para o futuro) e Brad Dourif (conhecido pela voz do boneco assassino Chucky) é realmente um elenco de coadjuvantes de luxo e mostram toda sua competência ao lado da estrela principal.
Vale destacar também o belíssimo trabalho da atriz Louise Fletcher, que faz a enfermeira Ratched, que é considerada um verdadeiro carrasco por proibir McMurphy de quase tudo, gerando muita tensão entre os personagens e as cenas são impagáveis. A verdade é que McMurphy transforma o triste sanatório numa grande festa para todos.
Estranho no ninho foi baseado em um romance de Ken Kesey e reza a lenda que para se inspirar o próprio Kesey havia se internado num sanatório para ter experiência própria e vivia completamente louco com drogas alucinógenas e assim concluiu sua obra. Como já citei O Estranho no ninho papou 5 Oscars (filme, diretor, ator, atriz e roteiro adaptado). Apesar do grande sucesso, os fãs do romance de Ken Kesey não aprovaram a adaptação, foi dito que no livro McMurphy aparece muito mais trabalhado e poderoso, enquanto no filme ele era apenas um ingênuo arruaceiro. Críticas a parte. Quem não leu o livro como eu gostou muito da obra e Nicholson interpreta com a sua garra de sempre e para mim isso já digno da uma nota acima da média.
Nenhum comentário:
Postar um comentário