domingo, 28 de março de 2010

Review: A Caixa (The Box, EUA 2009)

Não faz muito tempo que li sobre a produção 'A Caixa'. Mas a simplicidade do nome ou até a beleza ressaltada de Cameron Diaz no pôster podia-se imaginar mais um daqueles suspenses que inundam as locadoras e pouco mais tarde são exibidos no 'Supercine' após a chatice do Zorra Total. No entanto fui surpreendido por um review intrigante da Revista Veja, onde derramaram-se em elogios para a 'A Caixa', que estreou na Sexta-Feira dia 26 no Brasil. 


Fui vê-lo e realmente trata-se de um filme muito bom e curioso. Um suspense com uma história digamos, bem bizarra, mas bem conduzida e bem tramada. A história se passa em 1976 e começa com o casal Norma Lewis (Cameron Diaz), Arthur Lewis (James Marsden, o Cyclops de X-Men) e seu filho Walter Lewis (Sam Oz Stone). Norma é uma professora e Arthur é um cientista da Nasa. Ao abrir a porta, Norma se depara com um pacote. Ao abrir, a família Lewis se depara com uma caixa de madeira com um botão. Junto com o pacote tem um recado dizendo que um homem iria visitar os Lewis a partir das 17h00. A hora chega e pontualmente o misterioso homem toca a campainha. 

O homem se apresenta como Arlington Steward (Frank Langella). Ele começa enfim explicar os motivos de presentear a família com a tal caixa. Steward faz uma oferta. O lance é o seguinte: Se Norma apertar o botão ela ganha 1 milhão de dólares para fazer o que bem entender. Mas calma, as coisas não são assim tão fáceis. Ao apertar o botão ela até pode ganhar a pasta com a grana oferecida pelo homem, mas uma pessoa que eles não conhecem será morta, simples assim.

Pode ser uma pessoa boa como alguém no corredor da morte. Logicamente que Norma ficadesconfiada, principalmente pelo aspecto nada agradável de Steward, que tem uma parte do rosto desfigurada. No entanto, Norma fica pensativa e pensa que ajudaria muito a família, que passa por uma certa crise e o desconto que tinham no colégio de seu filho está prestes a acabar. Depois de discutirem sobre o assunto, o marido de Norma, Arthur acha tudo isso uma bobagem, não acredita na história e chega analisar a caixa a procura de escutas. Arthur acredita que o homem não passa de um doente mental. Repentinamente Norma aperta o botão e diz: "Ora bolas, não vai acontecer nada". 

Acontece. E é então que começa a trama de verdade, que oras passa pelo bizarro, sublime e podemos classificá-lo como um Suspense com toques de ficção científica. O diretor Richard Kelly (Donnie Darko) acerta em cheio. Podemos notar uma certa influência de Stanley Kubrick em algumas partes, principalmente na trilha sonora, com acordes dissonantes, tornando o clima bastante desagradável e cheio de perigos. Logicamente que não tão genial como um Kubrick da vida. Mas Richard fez o trabalho de casa direitinho e traz uma conclusão que surpreende, mas deixa no ar várias questões que se fossem respondidas, talvez perdesse um pouco do mistério que cerca a trama. Apesar dos prós, o filme infelizmente foi destruído pela crítica e pelo público, recebendo na maioria notas ruins, o que é uma pena, pois se trata de um filme ótimo e instigante. Aqui no Brasil, 'A Caixa' parece seguir o mesmo caminho, talvez justiça seja feita quando o filme for lançado em DVD/Blu-Ray. O seu reconhecimento tardio é melhor que nada.


Veja o trailer;


Nenhum comentário:

Seguidores

Ocean of noise: A cultura pop mim

Ocean of Noise

Minha foto
Florianópolis, Santa Catarina, Brazil
Renato Cunha 28 anos Propósito do blog: Mais um veículo dedicado ao mundo pop. Com minhas próprias palavras colocarei o que penso sobre a arte em geral. E-mail: renatornc@hotmail.com