sábado, 6 de março de 2010

Eu Recomendo: Abismo do Medo 2 (The Descent Part 2, 2009)


"É mais do mesmo. Mas e daí?"

Em 2005 o gênero Horror foi surpreendido pelo sensacional 'Abismo do Medo'. As propagandas diziam que era o filme de horror mais assustador desde 'Alien' de 1979 e não estavam errados. É possível fazer algumas comparações do filme de 2005 com o clássico de Ridley Scott. Em Alien praticamente não vemos o bicho, apenas alguns vultos e tudo vai se construindo até o momento final onde podemos ver a criatura tenebrosa. Em Abismo do Medo é uma situação semelhante. Na história trazia 6 amigas que decidem explorar uma caverna afim de uma aventura. Uma delas, Sarah estava tentando superar a morte do marido e de sua filha após um acidente de carro. 


E a história vai trabalhando cada personagem, cada drama, podemos ver suas amizades declinando na medida que suas diferenças começam a ficar evidentes. Para piorar as moças descobrem que não estão sozinhas na caverna e então começam o ataque das sanguinárias criaturas e a partir daí qualquer susto e correria são válidos, pois a história já está devidamente construída, cada personagem ali foi montado com competência. O final que nada tem de pizza, completou ainda mais a obra, muito bem dirigida por Neil Marshall (Dog Soldiers)Não havia qualquer indícios para uma sequência. Mas sabem como é, 'Abismo do Medo' foi uma agradável surpresa lá fora, se aqui não houve muito alarde, o sucesso internacional foi considerável, o suficiente para produtores espertos pensarem numa possível sequência. O que as vezes podem destruir uma obra. Na maiora das vezes ela são feitas para capitanear em cima do sucesso do anterior, e não trazer algo de novo. Ok, vamos aos fatos: "Abismo do Medo 2" (The Descent Part 2) é definitivamente um mais do mesmo, o que mais poderiam fazer?


Mas e daí, o fato é que Abismo 2 se não é ou não pode ser comparado ao primeiro, pode ser considerada uma continuação muito divertida. Não há mais o que protelar, já conhecemos a história, já sabemos quem os habitantes da caverna são criaturas nada amigáveis. Se existisse  uma sequência ela teria de ser mais direta e se passasse nas cavernas, teria que ser mais do mesmo, com isso fiquei ciente do que esperava e acabei me surpreendendo. Pois a julgar pelas críticas, não foram nada boas e infelizmente o filme vem direto para às locadoras por aqui, uma pena. A história de 'Abismo do Medo 2' traz Sarah (Shauna Mcdonald) que milagrosamente conseguiu sobreviver e sair das cavernas. Dois dias depois, Sarah nada se lembra do que aconteceu e uma equipe é contratada para resgatar as meninas que ficaram perdidas nas cavernas, mas não conseguem achá-las. Então um xerife pra lá de canalha tem a idéia de levar Sarah, ainda abatida e sem saber muito que está acontecendo voltar às escuridões da caverna, tremendo de medo.


Como disse, o filme prefere ser mais direto e quando damos conta, a trama já está nas cavernas novamente. Sarah e uma equipe estão lá para resgastar as possíveis sobreviventes. É então que começam algumas falhas que valem citar. Se no primeiro a trama trazia a escuridão e os mistérios em primeiro lugar, em Abismo 2 não somos poupados de sustinhos chatos e previsíveis a cada 5 minutos. Mas são tantos que chegam a incomodar. Outra falha. A caverna não é tão escura quanto no primeiro e as criaturas aparecem aos montes e teve até mesmo um close-up dos feiosos. O ritmo é mais frenético, o que pode agradar aqueles que não curtiram o primeiro, exatamente pela fato de trabalhar primeiramente os personagens e depois chocar com o mais puro horror. Então fica a dica, quem não gostou do primeiro vá e alugue o 2º, pois você vai encontrar o que você procura. Gostou demais do primeiro e espera o mesmo ritmo? Hm, esse não é seu filme. Abismo do Medo 2 consegue ser mais violento que o primeiro, fato que ganhou a censura 18 anos lá fora.


Quem ficou agoniado com a cenas de claustrofobia do primeiro, aqui tem de sobra e prepare-se para ficar novamente agoniado. Pena que você sabe quais são os personagens que ficarão e os que morrerão, apesar da conclusão nos deixar um pouco mais surpresos, pelo menos eu fiquei. Uma surpresa agradável é a volta de Juno (Natalie Jackson Mendonza), que aparece completamente diferente, mais selvagem e animalesca e você não perderá por esperar pelo seu reencontro com a ex-amiga Sarah. Apesar de algumas deficiências, 'Abismo do Medo 2' é um filme de terror muito bom e divertido. Jon Harris pode não ter feito um filme tão criativo quanto o primeiro dirigido por Neil Marshall, mas conseguiu manter a qualidade em muitos aspectos. Para quem é fã, vale a compra do DVD que segundo a Califórnia Filmes estará nas locadoras ainda neste mês de Março. 























Veja o trailer;

Nenhum comentário:

Seguidores

Ocean of noise: A cultura pop mim

Ocean of Noise

Minha foto
Florianópolis, Santa Catarina, Brazil
Renato Cunha 28 anos Propósito do blog: Mais um veículo dedicado ao mundo pop. Com minhas próprias palavras colocarei o que penso sobre a arte em geral. E-mail: renatornc@hotmail.com