segunda-feira, 1 de março de 2010

Personagem da Semana: Michael Jackson's Thriller

O Personagem da Semana volta mais especial do que nunca. Hoje, o saudoso auto-proclamado Rei do Pop Michael Jackson é o grande homenageado. MJ antes de ser Rei do Pop era um nerd assumido. Tinha um carinho imenso por filmes de terror antigos, principalmente os de zumbis e lobisomem. Para as gravações do clipe 'Thriller', Jackson chamou John Landis, famoso pela direção do sucesso 'Um Lobisomem em Londres'. Landis também dirigiu o outro clipe famoso de Michael, 'Black or White'. Não restam muitas palavras para descrever o quanto o vídeo-clipe fez história na música, principalmente na cultura pop mundial. A historinha do clipe era bastante simples. Michael interpretava um colegial bacana, tímido que ao pedir sua namorada em noivado, anuncia que precisa fazer uma revelação. 

Michael diz que é diferente dos outros cara. A menina até tentou entender a situação, porque Jacko era um cara bonzinho, diferente dos brutamontes da escola. Mas não era nada disso, MJ era outro cara mesmo, um ser completamente desumano (estou falando do personagem dele no clipe) e então atinge a lua-cheia e Michael mostra quem é de verdade. A partir daí o vídeo-clipe inofensivo toma ares de thrash-movie, Michael é agora um lobisomem sedento por sangue. Sua namorada aos gritos (bem irritantes por sinal) começa a correr desesperadamente pela sua vida. Mas 'Michael: O Lobisomem' é implacável e alcança a menina. Após a breve sequência, logo vemos que se trata de um filme no cinema e, Michael com sua namorada estão assistindo a um filme thrash (estrelado por ele mesmo).

A mina não curte o filme e sai, Michael que estava se divertindo com o filme também se manda. E o clipe musical realmente começa...E o resto é história. Faz bastante tempo que vi o esse clipe e até hoje ele arrasa e continua sendo exibido com bastante frequência. A morte de Michael aumentou ainda mais o culto de um vídeo-clipe tão histórico. O lançamento do vídeo de 'Thriller' foi um dos responsáveis pela consagração de Michael e pelo disco homônimo e tornou Jackson tão poderoso e um dos artistas mais influentes de toda história da música pop, que jamais foi a mesma após 'Thriller'. O vídeo-clipe de Thriller, que pode ser considerado um curta-metragem, é ainda bastante imitado. De vez em quando podemos ver imitadores reproduzindo aquela dança arrepiante dos zumbis.

Não faz muito tempo que caiu na rede um vídeo de presidiários reproduzindo aquelas coreografias marcantes. 'Thriller' tornou Michael Jackson não somente um Rei do Pop, mas também um o Rei dos vídeo-clipes. Toda a sua carreira passaria a ter clipes longos e memoráveis, segue uma pequena lista: "Beat it", "Billie Jean", "Bad" (com a direção de Martin Scorcese), "The Way You Make me feel", "Remember the time" e a lista segue. É difícil saber se o álbum 'Thriller' seria o disco mais vendido e influente do mundo se não fossem os clipes. Logicamente as músicas eram belíssimas, mas o clipes deram um gigantismo ainda mais significativo. O mais legal de tudo é que a nova geração está vendo tudo isso e com o mesmo apreço de outrora, pena que o principal personagem disso tudo já não está mais entre nós. Mas vão-se os homens, prevalecendo sua arte irretocável.Vida eterna ao 'Thriller'.











Veja o clipe 'Thriller' ;

Nenhum comentário:

Seguidores

Ocean of noise: A cultura pop mim

Ocean of Noise

Minha foto
Florianópolis, Santa Catarina, Brazil
Renato Cunha 28 anos Propósito do blog: Mais um veículo dedicado ao mundo pop. Com minhas próprias palavras colocarei o que penso sobre a arte em geral. E-mail: renatornc@hotmail.com