quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Review CD: Alice in Chains: Black Gives Way To Blue

Junto com o Nirvana, Pearl Jam, Soundgarden e Mudhoney, o Alice in Chains foi um dos grandes destaques do grunge dos anos 90. Comandado pelo vocalista Layne Stanley e o guitarrista Jerry Cantrell, o AIC nos deu clássicos como: "Man in the box", "The Rooster", "Dirt", "No excuses", "Brother", entre outros grandes destaques. A banda que apesar de ter uma história longa nos palcos, nos deu apenas 3 álbuns de estúdio: 'Facelift' (1990), 'Dirt' (1992) e 'Alice in chains' (1995), fora os EP's e o belíssimo 'Unplugged' para a MTV.

Com o sucesso vem aquele clichê do rock'n roll, os velhos problemas internos e abusos de drogas. Infelizmente o vocalista Layne Stanley faleceu em 2002 de overdose de heroína. A partir daí os membros seguiram suas vidas em seus projetos solo. Em 2005 acham um novo vocalista, William DuVall, que assume também a guitarra-base, e é então que começamos aqui a nossa análise do primeiro álbum do 'Alice in Chains' em 14 anos. 'Black Gives Way to Blue' é surpreendente por manter o AIC exatamente com a mesma sonoridade que os consagraram nos anos 90, sem precisar atualizar o som para agradar uma nova geração de fãs, o que é bom para os velhos admiradores, as vezes parece até mesmo uma pérola perdida e agora reencontrada, mas nada aqui é datado. O primeiro single "Check my brain" com a hipnótica guitarra de Jerry Cantrell mostra a força e toda competência do Alice in Chains, que apesar dos anos não foi perdida. William lembra assustadoramente o timbre do falecido Layne Stanley.

O álbum soa como uma homenagem aos fãs da banda, destaques ainda vão para: "Last of my kind", "Private Hell", "When the sun rose again" e a faixa título, que conta com a participação de Elton John.Se as novas canções chegarão um dia a ser tão boas quanto os clássicos citados no início deste review, só o tempo dirá. Mas com 'Black Gives Way to blue' mostra um 'Alice in Chains' mais vivo e coeso do que nunca.William DuVall está pronto para dar continuidade aos trabalhos deixados por Stanley e não simplesmente substitui-lo. Vida longa ao novo Alice e que venham muitos bons trabalhos pela frente, competência não falta.

Nota: 9,0

Veja o clipe de 'Check my Brain'




Um comentário:

Mauser disse...

Ótimo post, ótimo disco.
O bom e velho r'k'r nunca morre.
Longa vida ao AIC!
Spirit Walker

Seguidores

Ocean of noise: A cultura pop mim

Ocean of Noise

Minha foto
Florianópolis, Santa Catarina, Brazil
Renato Cunha 28 anos Propósito do blog: Mais um veículo dedicado ao mundo pop. Com minhas próprias palavras colocarei o que penso sobre a arte em geral. E-mail: renatornc@hotmail.com