sábado, 31 de outubro de 2009

Sessão Thrash: Halloween: O Início e Halloween II (Rob Zombie)

"O Infeliz Halloween de Michael Myers"

Desde o 'Fim dos tempos' a Sessão Thrash não aparece pelo Ocean of Noise. Para quebrar esse jejum, a sessão thrash volta agora em dose dupla, trazendo duas tremendas bombas que ficarão na história com os piores do Horror e também por sujar a reputação de uma das franquias de Horror mais fodonas de todos os tempos que foi o 'Halloween'. O culpado pela cagada? Mr.Rob Zombie. Vamos começar pelo remake ou reimaginação como alguns dizem. Halloween (2007) é um misto de prequel com remake e tem a cara de Zombie, ou seja um lixo. Rob veio cheio de premissas, dizendo que não faria o filme apenas para refilmar cenas clássicas, queria colocar suas próprias idéias e não reciclar idéias passadas.

O início até podemos notar que Zombie se esforça para ser feliz em suas idéias, mostrando a infância conturbada de Michael Myers até tornar-se no maníaco homicida. O problema que é tudo mostrado mastigadinho e a tentativa de tentarmos compreender o por que de Myers tornar-se quem é vai para ralo, numa história arrastada e idiota e com atuações mais grotescas ainda. Tudo tem o toque de 'mestre' de zombie. Prepare-se para ouvir vários 'Fuck', mas são tantos que chega encher o saco. Personagens grosseiros e cenas de mal gosto vão derrubando qualquer premissa de assistirmos algo legal e divertido. Após 15 anos no sanatório, Michael Myers agora um gigante escapa e vai rumo a Haddonfield começando o seu reinado de sangue e é aí que as coisas vão para o beleléu. Somos apresentados a nova Laurie Strode, interpretada pela chatíssima Scout Taylor-Compton, repetindo os momentos do primeiro onde a verdadeira Laurie Strode de Jamie Lee Curtia havia feito com maestria, tornando-a a 'Scream queen'. Preparem-se para mais fucks, as amigas de Laurie são mocréias da pior espécie, e da-lhe diálogos forçados e situações idem.

O filme teve algumas versões, uma menor com alguns cortes, aqui nos cinemas brasileiros após 2 anos esperando, Halloween: O Início estreou totalmente retalhado, numa estratégia grotesca da PlayArte para dar uma censura mais branda dando acesso para menores de idade, então as cenas principais de sexo e violência foram devidamente cortadas tornando o longa totalmente sem nexo. Tentaram reverter a situação com a edição extendida já lançada nas locadoras que tive a coragem de assistir e está tudo lá, mas infelizmente o filme ficou arrastado demais e o fato é que Halloween: O Início é um verdadeiro equívoco, não adiantou colocar cenas extendidas, nada o salva do fiasco.

O psiquiatra de Myers, Dr.Loomis que foi feito com tanta garra pelo saudoso Donald Pleasence teve um substituto digamos a altura, Malcom McDowell (o Alex de Laranja Mecânica) Pois é, seria legal, mas McDowell parece perdido o tempo todo e inseguro o que não acontecia com Pleasence. Para piorar, Annie Brackett foi feita por Danielle Harris, que quando criança já havia feito o bom 'Haloween 4' e o horrendo 'Halloween 5', Danielle se tornou uma adulta sem graça e assim como McDowell aparece insegura em suas escassas e constrangedoras cenas, a Annie de Harris curiosamente não morre, Michael faz de tudo, inclusive pronta para ser despachada, mas Myers simplesmente limita-se a olhar, que coisa não?

O Halloween de Rob Zombie apesar de críticas negativas de todos os lados obteve um razoável sucesso, foram 58 milhões dólares apenas nos EUA.

2 anos se passaram...E ele fez de novo e pior

Após o errático remake de 'Halloween', foi anunciado que não haveria uma sequência e que o próprio Rob Zombie não o faria pois estava preocupado com seus projetos pessoais e não teria tempo para um novo 'Halloween'. Mas infelizmente Rob voltou e acredite, conseguiu fazer ainda PIOR que seu remake, sério, o cara merecia o mérito por ter esse talento de conseguir fazer algo ainda mais baixo e horrendo. Tudo o que não deu certo no primeiro retorna aqui e pasmem, é multiplicado. A trama começa até relativamente boa e por instantes achei que Rob Zombie tinha acertado. A primeira cena mostrava Laurie Strode (novamente com Scout Taylor-Compton) hospitalizada, totalmente machucada após os eventos do 'primeiro' filme.


O início remete ao 'Halloween II' de 1981 com Jamie Lee Curtis. Myers retorna a vida e volta para atacar Laurie, chega com tudo no hospital, matando tudo e a todos e começa novamente sua jornada rumo a Laurie, as cenas são bastante intrigantes e a menina corre com a perna quebrada na rua chuvosa cheio de suspense, Myers encurrala Laurie e poom, leva uma machadada...E, bem Laurie acorda, tudo não passava de um sonho, que levaram 23 minutos e filme e acreditem, são os únicos momentos realmente interessantes do longa, a partir daí nem preciso contar com detalhes.

Só para dar uma resumida, Laurie torna-se uma metaleira revoltadinha e idiota e que vive tendo pesadelos e mais pesadelos com Myers, vive chorando o tempo todo e gritando. Annie Brackett volta com Danielle Harris, novamente sem agregar nada a trama. Para piorar a mami de Myers vira uma espécie de garparzinho do mal e aparece vestida de branca juntamente com um cavalo branco vindo do céu e dizendo que Michael deve voltar a Haddonfield, matar mais pessoas e é claro, sua irmã Laurie, se isso acontecer eles novamente voltam a ser família...Estamos falando de Halloween ainda ok? Não se engane não.

Já ia quase me esquecendo o que aconteceu com o Dr.Loomis de Malcom McDowell, se ele já não havia me agradado no 'primeiro', aqui ele vira um escroto, um filho da puta de primeira. Após os eventos do remake, Loomis é um mercenário que lucra com os assassinatos lançando um livro falando dos ocorridos e acredita que Myers está mesmo morto. Loomis está arrogante e não parece nem um pouco interessado em investigar o que aconteceu mesmo com seu ex-paciente, você torce que o velho morra de uma vez para que não encha tanto o saco, coitado de Donald Pleasence, deve estar se revirando no túmulo. 'Halloween 2' segue arrastado, mostrando tudo o que mostrou no anterior, cheio de fuck, personagens babacas e invocados o tempo todo, o mundinho de Rob Zombie é mesmo chato e entediante. A conclusão da história não faz o menor sentido e vem o melhor momento de 'Halloween 2', os créditos finais. Esse foi definitivamente a morte de Michael Myers...

...Não exatamente, o pesadelo ainda não acabou. Logo após 'Halloween 2' ter feito feio nos cinemas, já foi anunciado mais um filme, mas podem ficar aliviados, nem de longe Rob Zombie encontra-se nesse projeto, o que já é uma boa coisa. A novidade é que o novo filme da série será em 3D, que pode resultar em mais um reboot. Será que podemos ver uma luz no fim do túnel após a destruição que Mr.Zombie cometeu? Sei lá.

Nenhum comentário:

Seguidores

Ocean of noise: A cultura pop mim

Ocean of Noise

Minha foto
Florianópolis, Santa Catarina, Brazil
Renato Cunha 28 anos Propósito do blog: Mais um veículo dedicado ao mundo pop. Com minhas próprias palavras colocarei o que penso sobre a arte em geral. E-mail: renatornc@hotmail.com