sábado, 24 de outubro de 2009

DVD Review: Sexta-Feira 13 (2009)

Acabou a espera, finalmente está em minhas mãos o DVD de 'Sexta-Feira 13', misto de remake e continuação do famoso homicida Jason Voorhees. Antes de analisar o filme, falarei da aguardada versão para vendas, que o fã teve de esperar 3 meses após o lançamento da versão Rental (apenas para locação). Infelizmente nada de muito novo pode ser encontrada nessa atual versão.

O único 'UAU' que você poderá fazer é a bela embalagem que traz a capa holográfica em 3D, portanto se você comprar o DVD prepare-se para ver os olhos de Jason lhe vigiando, isso causou calafrios na minha mãe, eu AMEI, belo presente para fãs que como eu estavam aguardando ansiosamente por esse momento. Fora isso, é o mesmo conteúdo do DVD Rental, com os mesmos bons extras: "O Renascimento de Jason Voorhees", "O segredo do sucesso" e "Cenas alternativas". Entrevistas com elenco e produção devidamente legendadas e as cenas alternativas estão satisfatórias, mas o fã pede mais. Tá legal, não vou mais reclamar .



Vamos ao que interessa, o filme é bom? Alguns disseram que era foda, uns disseram que era legal outros disseram que era uma merda, mas 'Sexta-Feira 13' (2009) para mim é disparado o melhor filme de horror do ano, pelo menos na minha opinião, claro que gostei de 'Arraste-me para o inferno e 'Dia dos namorados macabro 3D', mas sei lá, Jason e sua Crystal Lake ainda possuem sua mágica. Assim como muitos fãs, sim, eu assisti na Sexta-Feira 13, num calor de Fevereiro e entrei num cinema não muito cheio, talvez o horário ou alguns medrosos, sei lá, só sei que vesti minha camisetinha surradinha (com a estampa do Capítulo 4, com a faca enterrada na máscara) e fui rumo a sala de cinema confiante que iria me divertir horrores e felizmente foi o que aconteceu.

O diretor Marcus Nispel (do ótimo remake de 'Massacre da serra elétrica) entregou tudo aquilo que os fãs esperam de um slasher film, ou seja, violência, sexo, drogas e bebedeira, não nessa exata ordem.
Quando foi anunciado 'Sexta-Feira 13' alguns disseram ser um remake ou uma reimaginação. Na minha opinião foi uma bela compilação dos melhores momentos dos 4 primeiros e melhores filmes da série, quem é fã de Jason vai perceber várias referências aos antigos filmes, só não esperam corpos serem arremessados pela janela, algo que foi tão repetido que cansou.


Vamos a história, ok, não espere nada profundo, é aquela coisa de sempre, mas que sempre diverte. O longa começa com um breve flashback, onde Pamela Voorhees, mãe de Jason persegue uma moça sendo sua última vítima, uma clara referência ao filme de 1980. Após uma breve discussão, Pamela tem a cabeça decapitada pela moça (provavelmente Alice, lembram do primeiro?). Corta para o presente, jovens tarados e desmiolados estão indo acampar, sim, em 'Crystal Lake', estão a procura de sexo e maconha, um ser nerd com a camisa do 'Star Wars' começa a contar as histórias horrendas que haviam acontecido no acampamento anos atrás. Após alguns momentos de sexo explícito, Jason dar o de sua graça e começa a matança, cenas intensas de tirar o fôlego definitivamente. Mas ao assistir no cinema pensei: "Nossa, esse não parece o elenco principal que havia visto nos trailers.E se todos morrerem, é o fim da projeção?"

NÃO, claro que não, era apenas a intensa introdução, que causou muita polêmica, claro. Por que? Hmm, talvez pelo fato de Jason ressurgir das trevas mais humano
e realista. Ao invés daquele zumbi que sempre pegava as vítimas inexplicavelmente. O Jason de Nispel é muito mais intenso, um verdadeiro caçador. Faz armadilhas, mata algumas vítimas com arco e flecha e...corre, pois é, é aê que chegamos na maior polêmica do longa. Os fãs ferrenhos reclamaram da idéia de ver seu anti-herói correndo atrás de suas vítimas, acharam que não tinha nada a ver, ora essa, como assim? Será que esses caras nunca assistiram 'Sexta-Feira 13: Parte II"? Hein? Nossa, quem assistiu esse capítulo pôde ver que Jason corre incansavelmente atrás da protagonista, a loirinha Ginny (Amy Steel) Ele não tem a inteligência do Jason do século 21, mas corre para cacete, não com a selvageria desse novo Jason, que chega assustar, Derek Mears, o intérprete do Jason é um show a parte, talvez seja o Jason mais louco e disposto a matar da série.
Tirando as polêmicas, vamos ao elenco. No geral podemos encontrar bons profissionais, o elenco feminino está mais incrível do que nunca. Destaque para a loiríssima Willa Ford (Foto: Primeira da esquerda p/direita) Já havia visto em um filme onde podemos ver com clareza seu verdadeiro talento...Enfim, continuando, temos também a gatinha, porém discreta Danielle Panabaker, que faz a namorada de Trent, um verdadeiro ogro rss, já falo desse cara. Fechando o destaque feminino, está a irmã do protagonista Clay Miller, Amanda Righetti, faz Whitney, que apesar de berrar feita uma louca faz bem o seu trabalho e é lindíssima também, puutz, nossa senhora.

Já no elenco masculino, traz o protagonista da história,
Jared Padalecki, o tal Clay Miller, conhecido pela série 'Supernatural' faz um bom trabalho também, nada muito marcante, mas foi legal, mas o mais engraçado é um comentário que ele faz sobre o short de Kevin Bacon do primeiro 'Sexta-Feira 13' de 1980, é de arrancar gargalhadas, é acessar a parte de extras e conferir o comentário sinistro do rapaz. Continuando, aaahh, vamos ao namorado de Jenna, Trent, um verdadeiro babaca, um ogro, em nenhum momento Jenna e Trent agem como um casal, nem transam no filme, poow, o cara prefere transar com outra garota e o personagem é idiota mesmo e por incrível que pareça dura bastante, mas tem uma morte digna e dá vontade de aplaudir e dizer: "FOI TARDE OTÁRIO" hahaha, o babacão foi interpretado por Travis Van Winkle, que foi visto em 'Transformers' e os Espartalhões'.

Sexta-Feira 13 é isso. Tensão e um pouco de humor, uma arriscada junção, mas quando bem usadas pode resultar um bom longa de terror merecedor de vários replays, várias sessões virão ainda, com certeza. O mais legal é despretensão da série, talvez é o que torna a jornada sangrenta de Jason tão duradoura, ao invés daquelas tramas cheias de enigmas de 'Jogos Mortais' (eu gosto dessa franquia) podemos descansar nossos cérebros com os filmes de Jason exatamente como vieram ao mundo.

O saldo desse 'remake' foi bem positivo nos cinemas e bateu recordes sendo um dos mais lucrativos de toda franquia, foram mais de 70 milhões de dólares, para algo que custou pouco mais de 20 milhões. Mas após sua expressiva estréia, o longa teve uma grande queda, o que na minha opinião é normal, visto que os 'slashers films' não agradam a todo mundo e censura 18 anos afasta o público alvo das salas de cinema, os adolescentes, então é bastante compreensivo que a queda tenha acontecido.

Mas como já é praxe, já foi anunciado uma sequência e pode começar a ser filmado ainda esse ano, com previsão de lançamento já para 2010, a data? Provavelmente na Sexta-Feira 13 de Agosto. Já rolaram alguns boatos de como poderia ser a trama, algo como o Jason atacando nas neves. Será que finalmente veremos o inverno aparecer em Crystal Lake? Enfim, se fizerem com sabedoria e não repetir os erros cometidos em: "Jason ataca Nova York", "Jason vai para o inferno" e "Jason X" que venha logo. JASON LIVES FOREVER!!!

Filme: 10
Extras: 6

Veja o trailer de Sexta-Feira 13:


Friday The 13th in HD

Trailer Park | MySpace Video

Nenhum comentário:

Seguidores

Ocean of noise: A cultura pop mim

Ocean of Noise

Minha foto
Florianópolis, Santa Catarina, Brazil
Renato Cunha 28 anos Propósito do blog: Mais um veículo dedicado ao mundo pop. Com minhas próprias palavras colocarei o que penso sobre a arte em geral. E-mail: renatornc@hotmail.com