sábado, 31 de outubro de 2009

Sessão maldita: A Vingança de Jennifer (1978)

Inauguro hoje a 'Sessão Maldita', dedicado a todos aqueles filmes que foram feitos para chocar, você não consegue se divertir, pelo contrário, você fica angustiado e muito revoltado com o que está acontecendo na tela. Pois foi mais ou menos assim que me senti assistindo ao filme 'A Vingança de Jennifer (Day of the Woman), que abre a sessão dos 'Malditos'. Eu nunca tinha lido nada sobre esse filme até um dia desses e fiquei curioso e decidi ir por caminhos alternativos e assisti-lo. É um filme ótimo mas não recomendo para muitos exatamente pela crueldade que se segue por todo o longa.


É um filme bastante curioso, pois são poucos que tenham um enredo extremamente simples e deixar o expectador completamente transtornado e interessado no longo de seus 100 minutos. 'A Vingança de Jennifer' é chamado de sexploitation (exploração abusiva de sexo e violência) e conta a história de Jennifer Hills (Camille Keaton), uma escritora que passa suas férias numa vila de pescadores em busca de paz e sôssego das grandes cidades e começar a escrever seu novo livro. Jennifer é linda e logo desperta a curiosidade de uns vagabundos locais, que sem ter o que fazer começam a perturbar a moça aos poucos, mas inicialmente Jennifer pensa que são apenas uns idiotas que não tem o que fazer. Os amigos vagabundos souberam da presença da moça através de um retardado mental que entrega compras a domicílio e teve a simpatia da moça. E o filme muda de uma hora para outra, assim sem razão nenhuma, os caras pegam Jennifer e começam as torturantes cenas de estupro, Jennifer é violentada e espancada sem dó pelos meliantes.A desculpa dos caras pela tamanha violência seria o motivo da garota estar andando por aê abusando da sorte, andando de biquini e com poucas roupas provocando aos homens.

As cenas são perturbadoras e incomodam, a vontade que dá é entrar na tela e acabar com aqueles caras imediatamente, é triste o sofrimento da pobre mulher com tamanha brutalidade. Após ser torturada, violentada e espancada, um dos caras diz que é hora de acabar com a vida de Jennifer e deixam a tarefa para Mathew (o tal retardado mental) que não consegue matar a moça, mas diz ter feito a tarefa e os caras acreditam. Jennifer sobrevive a tal ato e aos poucos vai recobrando suas forças. A segunda parte do filme talvez seja ainda mais violenta e perturbadora, pois é quando Jennifer começa a se vingar de seus algozes um a um depois que a garota vai a uma igreja e perde perdão a Deus antecipadamente pelos atos que cometerá.


Jennifer a partir daí torna-se uma espécie de Jason e Catherine Tramell (personagem de Sharon Stone em Instinto Selvagem) e o ato de vingança é de uma brutalidade extrema, Jennifer a princípio promete sexo a cada um deles, depois que caem na armadilha, Jennifer os executa sem dó nem piedade botando pra fora toda a sua fúria. Uma das mortes mais cruéis é quando Jennifer castra um homem e o deixa sangrando até morrer dentro uma banheira, com bastante frieza Jennifer tranca a porta e coloca um disco de música clássica e fica na cadeira ouvindo os gritos do cara. A Vingança de Jennifer soa tão real que parece que algum sádico filmou tudo aquilo e decidiu colocar em filme, pois não existem trilhas sonoras, tudo que ouvimos são os gritos de horror da moça e depois é claro, os gritos dos algozes que agora são vítimas.

O filme choca exatamente por não ser um horror no estilo de 'Sexta-Feira 13' ou 'A Hora do Pesadelo', pois sabemos que tais personagens não são verdadeiros e podemos nos divertir com isso, mas em Jennifer é algo que acontece todos os dias, em qualquer lugar do mundo e a qualquer momento, Só isso já bastante assustador. O filme originalmente tinha o título de 'I Spit on Your Grave (algo como 'Eu cuspo na sua sepultura') mas os produtores acharam que já seria apelativo demais e mudaram para 'Day of the woman'.

Logicamente que 'A Vingança de Jennifer' é uma produção independente, um grande estúdio não daria sinal verde para um filme desse estilo, forte demais até mesmo para uma época de tanta violência que foram os anos 70. A vingança da moça talvez tenha inspirado Quentin Tarantino na realização dos filmes de 'Kill Bill', ele nunca comentou nada sobre Jennifer, mas quem sabe Tarantino com sua fascinação por filmes violentos tenha tirado algo de 'A Vingança de Jennifer'. Não é um filme para se ver com a família e dificilmente verei novamente, mas vale assistir pelo menos uma vez, pois as atuações são boas e a direção de
Meir Zarchi é precisa.











Nenhum comentário:

Seguidores

Ocean of noise: A cultura pop mim

Ocean of Noise

Minha foto
Florianópolis, Santa Catarina, Brazil
Renato Cunha 28 anos Propósito do blog: Mais um veículo dedicado ao mundo pop. Com minhas próprias palavras colocarei o que penso sobre a arte em geral. E-mail: renatornc@hotmail.com