sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Sessão Maldita: A Invasora (À L'Intérieur)

 Atenção: Possivelmente este análise poderá conter Spoilers, se não assistiu o filme ainda, tenha cuidado, só para avisar mesmo.

Estava esperando um filme de horror digno para trazer de volta a 'Sessão Maldita' que foi inaugurada no Exploitation A Vingança de Jennifer, uma digna sessão maldita (leia-se, filme perturbador ao extremo, com cenas muito chocantes). Desde então fiquei esperando uma produção que ganhasse o título de Sessão Maldita. Estava pronto para colocar 'O Massacre da Serra Elétrica' de Tobe Hoper até conhecer A Invasora' (A L'Intérieur, 2007 França). Após assistir essa produção francesa não restaram mais dúvidas, esse seria o próximo 'Sessão Maldita'. O cinema francês sempre teve a fama de ser chato e devagar. Mas isso mudou bastante, principalmente com as produções de horror, que tem feito bastante barulho. Vale citar filmes como: Haute Tension (Alta Tensão), Martyrs e Vinyan. Foi da França também que veio o cineasta Alexandre Aja (do citado Haute Tension e de Viagem Maldita).

'A Invasora' é mais uma boa surpresa. Dirigido por Alexandre Bustillo (também como roteirista) e Julien Maury traz uma história bastante simples, assim como a duração do filme, apenas 83 minutos. Mas a boa direção, a tensão sem fim, bem como a violência extrema acabam por hipnotizar o expectador do início a sua conclusão, que logicamente ficará horrizado com tudo que verá em 'A Invasora'. 

Os mais sensíveis que não possuem muita afinidade com produções do gênero é melhor não ler esse review, pois esse filme não lhe agradará mesmo, pois não somos poupados de nada e a versão brasileira lançada pela California Filmes é a não censurada, então prepare-se para um tremendo banho de sangue, os litros de sangue realmente não são economizados. A história começa em um acidente de carro (numa cena que lembra bastante o game Fatal Frame 3: The Tormented). A personagem Sarah (Alysson Paradis, uma jovem semelhante a atriz Selma Blair) está em estado de choque após a colisão com um outro carro e Sarah logo percebe que seu marido está morto. A garota está grávida e logo imaginamos que ela perde seu filho. Para sua sorte, o bebê ainda está vivo.

Passam-se 4 meses após a tragédia, Sarah claramente ainda não superou o ocorrido, segue sua vida numa tristeza absoluta, vivendo sozinha em seu casarão esperando o dia em que dará a luz, o que falta muito pouco. A sua tristeza é interrompida quando uma estranha bate a porta pedindo para entrar, pois supostamente havia sofrido em acidente. Desconfiada, Sarah diz não. A estranha faz uma revelação que deixa Sarah apavorada, e acaba chamando a polícia. Depois de alguns momentos, a ameaça já se encontra dentro da casa e se revela uma mulher, que chama-se simplesmente La femme (a atriz lembra bastante Gina Gershon de Showgirls).

Começa então uma grande tensão, Sarah ainda grávida refugia-se da suposta bruxa dentro de seu banheiro e lá fica boa parte do filme. A mulher louca tenta de tudo para entrar. A tensão entre as duas é interrompida em alguns momentos, pela aparição de coadjuvantes que só aparecem mesmo para terem mortes sangrantes pela bruxa má. Falando nisso, que mulher maldita, a bruxa é uma verdadeira açougueira, de fazer Jason sair correndo assutado. É incrível como essa mulher é forte (assistindo você vai entender).

Claro, com tanta coisa acontecendo você logo se pergunta, mas por que diabos a mulher quer tanto acabar com a vida da jovem grávida, as vezes parece não fazer sentido, mas faz. A conclusão entrega tudo mastigadinho no fim, o que para alguns desagrada, mas para quem procura respostas, elas serão respondidas, claro, para quem conseguiu assistir até o fim. Repito que 'A Invasora' é uma produção muito forte, com cenas surpreendentes, capazes de chocar até mesmo admiradores do gênero como eu. Para quem procura por esse tipo de filme, sem frescuras, 'A Invasora' é o filme. 

O clima tenso vai do início ao fim sem parar, desde a melancolia de Sarah até a sagrenta conclusão. A trilha opressora também é uma grande aliada dessa produção que mostra um Horror de verdade e que ainda é possível chocar. Viva o cinema Europeu. Hollywood está precisando de umas aulas como fazer um ótimo filme de Horror. A receita? Simplicidade, um bom elenco, direção e o principal, um orçamento curto, pois isso faz um cineasta usar mais a criatividade. Isso é um fato. 

Nota: 10




























Veja o trailer;

Nenhum comentário:

Seguidores

Ocean of noise: A cultura pop mim

Ocean of Noise

Minha foto
Florianópolis, Santa Catarina, Brazil
Renato Cunha 28 anos Propósito do blog: Mais um veículo dedicado ao mundo pop. Com minhas próprias palavras colocarei o que penso sobre a arte em geral. E-mail: renatornc@hotmail.com