sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Eu Recomendo: Alta Tensão (Haute Tension-High Tension, 2003)


Está com vontade de assistir um filme de Suspense/Terror de tirar o fôlego? 'Alta Tensão' é o filme adequado. Estamos acostumados com umas frases feitas quando a gente vê a parte traseira da capa dos filmes dizendo sempre a mesma coisa: "Este filme vai fazer você prender a respiração"  ou "Este filme vai tirar seu fôlego" e quando você assiste não vê nada demais, são aquelas produções bobas americanas. O fato é que o Terror americano está realmente caído, são poucos os que se destacam. 


E hoje dia o gênero está cheios de remakes, ora sensacionais e outras vezes desnecessários. Logo, nos surpreendemos com a criatividade do cinema não ianque. 'Wolf Creek', produção australiana baseada em fatos reais é uma delas. 'Abismo do Medo', produção independente britânica é outro exemplo de um filme que dâ um novo fôlego ao horror. Alexandre Aja hoje em dia é um diretor respeitado. Cometeu um erro com   'Espelhos do Medo', mas como errar é humano, o diretor francês ainda é o cara. Sua estréia oficial foi com esse 'Alta Tensão' ou 'Haute Tension'. Uma produção totalmente francesa, nada ianque. Lógico, com o sucesso do filme, Alexandre Aja foi logo americanizado. Sua estréia foi com 'Viagem Maldita' em 2005, remake de 'Quadrilha de Sádicos', clássico setentista de Wes Craven, que na minha opinião superou o original, com uma história e elenco melhores e muito mas muito mais gore que o filme de Craven. Palmas para Aja, que sabe o que está fazendo.

Eu nem sabia da existência dessão produção francesa até dois dias atrás quando li pela primeira vez. 'Alta Tensão' de 2003 para quem gosta de horror é um prato cheio, pois o filme é muito violento e grotesco, sem poupar o telespectador. Venhamos e convenhamos, a história não traz nada de muito novo. Mas tudo é feito tão impecavelmente, que esquecemos disso. A história começa começa com duas amigas bem bonitas, Marie (Cécile De France) e Alexia (Maiwenn Le Bresco). As duas viajam até a casa dos pais de Alexia que fica numa afastada região rural. As garotas tem o intuito de ir estudar, aproveitando a calmaria e o sôssego do local. Após Alex apresentar sua amiga para seus pais, as meninas se instalam na casa e já é noite. O filme faz questão de não se estender muito em sua apresentação.


O clima de tranquilidade termina quando um furgão velho, caindo aos pedaços chega na residência. O pai de Alex atende já abrindo a porta e de cara leva uma navalhada no rosto. Começa então a carnificina. A tensão agora vai até o fim e segue sem deixar cair a peteca. O assassino? O cara é aparentemente 'normal', exceto pelo fato de invadir uma casa e sair matando as pessoas. O coroa veste um macacão imundo, um boné e é dono de um barrigão, além de ser extremamente frio e asqueroso. A mocinha será Marie, que a princípio não saberá o que fazer,mas seguindo seus instintos, a garota corre atrás para salvar sua amiga que é sequestrada pelo psicopata, isso depois de acabar com a família da garota. Marie não foi vista pelo coroa pois havia se escondido de baixo da cama (pois é, nada original isso, mas os preparativos para isso foram curiosos)

Quando assistia ao filme, eu percebi uma forte semelhança com 'Momentos de Tensão' (Intensity), que foi uma mini-série produzida pela HBO em 1995, que adaptava o livro homônimo de Dean Koontz. Depois de pesquisar com cuidado, percebi que sim, Alexandre Aja se inspirou no livro de Koontz para trabalhar em 'Alta Tensão', as vezes soa até como plágio, mas nada que incomode, na verdade eu até achei legal. Alta Tensão segue com Marie indo atrás do assassino grotesco e muitas cenas de tensão virão a frente ainda, o telespectador ainda roerá muito a unha e verá muito sangue, apesar do suspense ser maior que o gore dessa vez.


Lá perto do fim, o longa começa a caminhar com suas próprias pernas, deixando o livro de Dean Koontz um pouco de lado e na minha opinião decaindo um pouco, pois Alexandre Aja decidi dar uma de M.Nigh Shyamalant (diretor de o Sexto-Sentido) e criando uma grande reviravolta que até me surpreendeu, maaaass, preferia que fosse de outra forma. O resultado não chega a comprometer, mas enfim...Vou parar por aqui. Eu gostei muito mesmo de 'Alta Tensão', mesmo com a conclusão insatisfatória. Pois o clima, a tensão, a trilha sonora opressora (assim como de Momentos de Tensão) são capazes de deixar qualquer um apavorado, sem contar a violência extrema. Para fãs do gênero que ainda não assistiram, baixem imediatamente porque o filme é muito foda mesmo. Sem contar o belo desempenho das atrizes, além de gatonas ;) elas fazem seu trabalho da melhor forma possível. Muitas supostas 'Scream Queens' americanas deveriam aprender com essas mocinhas que terror e suspense não é só gritar.


Veja o trailer:


Nenhum comentário:

Seguidores

Ocean of noise: A cultura pop mim

Ocean of Noise

Minha foto
Florianópolis, Santa Catarina, Brazil
Renato Cunha 28 anos Propósito do blog: Mais um veículo dedicado ao mundo pop. Com minhas próprias palavras colocarei o que penso sobre a arte em geral. E-mail: renatornc@hotmail.com