quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Eu Recomendo: Um Olhar do Paraíso (The Lovely Bones, 2010)

As críticas em geral detonaram 'Um Olhar do Paraíso', falaram isso e aquilo, que foi o primeiro fiasco da carreira do cineasta Peter Jackson (da trilogia bilionária O Senhor dos Anéis) e que não faz jus ao livro que deu origem, 'Uma Vida Interrompida: Memórias de um anjo assassinado, de Alice Sebold. O fato é que o filme está longe de ser uma obra-de arte, tem lá seus erros, mas na minha opinião suas virtudes superam os defeitos.  

A história traz Susie Salmon (Saoirse Ronan) que é brutalmente assassinada, estuprada e estripada. A partir daí a história começa a ter um misto de 'Ghost' e 'Amor alem da vida' com filmes de fantasia em geral, é quando o filme se divide. Susie, agora morta está num lugar surrealista esperando ir para o paraíso. Mas sua alma não consegue esquecer a terra, sua família e seu assassino e é desse cenário espetaculoso que assiste o declínio de seus familiares com a tragédia de sua morte. 


Talvez alguns dos problemas de 'Um olhar do paraíso' seja o fato do longa não se decidir onde ir, pela fantasia ou por um thriller policial. Os efeitos visuais dignos de Jackson continuam bonitos e impressionantes, o problema é que eles são usados execessivamente. Outro ponto fraco são alguns personagens mal utilizados como Susan Sarandon, como a avó de Susie. Mark Wahlberg não impressiona como pai de Susie. Pontos para Rachel Weisz, cada vez mais segura e madura, assim como Stanley Tucci, como o assassino. Apesar dos defeitos, eu recomendo para aqueles relutantes a assistirem sem medo, porque trata-se de um bom filme, vale a pena ser assistido. No entanto, Peter Jackson não vê motivos para comemorar, pois até agora 'Um olhar do paraíso' faturou pouco mais de 40 milhões de dólares, sendo um valor muito inferior ao seu custo e seu marketing, que somando tudo dá o equivalente a $150 milhões de dólares, um valor bruto que dificilmente será pago.




O azar de 'Um olhar...' também está no Oscar. Esperava-se que a ademia fosse generosa nas indicações, pelo menos nas de melhores 'Efeitos Técnicos' e 'Melhor Filme', já que ele foi lançado para rivalizar com 'Avatar' de James Cameron, mas o máximo que conseguiu foi uma indicação de melhor ator para Stanley Tucci (o assasino). Uma pena, os produtores até tentaram reverter a situação diminuindo a censura, para atrair o público adolescente, mesmo assim não funcionou. Infelizmente o boca-a-boca aconteceu ao contrário, ao invés de beneficiar, acabou por abafar uma produção injustiçada. Espero que consiga o reconhecimento em DVD.

Veja o trailer;

Nenhum comentário:

Seguidores

Ocean of noise: A cultura pop mim

Ocean of Noise

Minha foto
Florianópolis, Santa Catarina, Brazil
Renato Cunha 28 anos Propósito do blog: Mais um veículo dedicado ao mundo pop. Com minhas próprias palavras colocarei o que penso sobre a arte em geral. E-mail: renatornc@hotmail.com