segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Sessão Maldita: Martyrs (França, 2008)

Definitivamente o Horror gore francês me conquistou. Aos poucos estou descobrindo produções francesas incríveis que transformaram o gênero Horror em algo perigoso novamente, depois de ser domado por algumas produções americanas nada legais. O gênero parecia não mais surpreender. O primeiro indício que o cinema europeu tinha algo a dizer foi 'Eles' (em breve farei uma análise) que foi lançado por aqui, uma das raras exceções, embora tenha sido mau divulgado. Em Eles achei que fosse um surto, de fato ainda tinha um pouco de preconceito com produções européias. 

Em Alta Tensão (Haute Tension), de Alexandre Aja (Viagem Maldita) o cinema francês novamente bateu na minha porta surpreendendo. Foi quando comecei ir atrás de mais produções sangrentas que não poupam o expectador em suas tramas perturbadoras ao extremo. Sem esquecer também o melhor entre os que assisti até agora, A Invasora, talvez uma das produções mais violentas que já tive conhecimento, (Leatherface' morreria de medo) e digno da 'Sessão Maldita'. Eis então que chegamos a 'Martyrs', que também entra para a sessão mais temida desse blog e é uma digna 'Sessão Maldita', no bom sentido é claro. A produção é boa? É sagrenta? SIM e SIM, mas não chega a tanto como 'A Invasora', mas é um filme tão memorável quanto. Evitarei falar muito sobre a trama, apresentarei apenas do modo mais genérico possível, pois é quase impossível evitar certos spoilers.

Lucie (A bela Mylene Jampanoi) é uma jovem que está em busca de vingança contra as pessoas que a aprisonaram e a torturaram quando criança. Lucie conseguiu escapar e foi acudida num orfanato. Passou anos em depressão e teve em Anna (a também bela Morjana Alaoui) como sua maior companhia desde a infância até sua fase adulta. Com a ajuda de sua amiga, Lucie começa sua jornada contra aqueles que lhe fizeram tanto mau e que lhe causaram danos irreversíveis. Mas as moças nunca imaginariam que estavam rumo a um pesadelo maior e sangrento.


Pronto, isso é o máximo que precisam saber da trama de 'Martyrs'. Para quem procura muito sangue, horror e tensão essa produção vai lhe agradar muito. A história é cheia de reviravoltas, que se fosse mal dirigida poderia seguir por caminhos tortuosos e destruir uma produção brilhante. Mas Pascal Laugier (que também roteirizou) fez uma direção fantástica, assim como as maquiagens e as cenas de torturas, quase insuportáveis de assistir. Pascal consegue segurar a trama sem deixar a pateca cair e estragar tudo nos minutos finais, como aconteceu no final de 'Alta Tensão', que pecou nos momentos finais por ter dado um rumo a lá M.Night Shymalan, mas que mesmo assim vale pelos momentos de tensão, o que não são poucos. 

O início não tem muitos diálogos e a intenção é mesmo chocar e causar o máximo possível, é realmente de tirar o fôlego. No meio preciso admitir que a trama começa a ser torturante demais. Mas o título 'Martyrs' (mártires) é realmente justificado, é incrível o que a moça passa...Bom, sem mais para não entregar. Eu sei que muitos (modo de dizer é claro) já assistiram, mas existem muitos outros que sequer sabem da existência desse filme. Novamente eu digo, assim como as outras produções que citei, trata-se de puro gore e são realmente chocantes. Se você não curte esse tipo de filme é melhor nem chegar perto. Mas para os sempre curiosos vai sem medo (ou com medo). É horror daqueles bons.


Veja o trailer;



Nenhum comentário:

Seguidores

Ocean of noise: A cultura pop mim

Ocean of Noise

Minha foto
Florianópolis, Santa Catarina, Brazil
Renato Cunha 28 anos Propósito do blog: Mais um veículo dedicado ao mundo pop. Com minhas próprias palavras colocarei o que penso sobre a arte em geral. E-mail: renatornc@hotmail.com