sábado, 19 de dezembro de 2009

Review DVD: Tina Live 2009 - A boa e velha Rainha do Rock mostra para os mais jovens como se faz um belo espetáculo!


De vez em quando um grande artista anuncia uma turnê de despedida, fazem uma grande fanfarra, uma extensa turnê e pronto, fim de papo. Pois é, talvez por 5 ou 8 anos esse artista ou se aposenta de vez ou dedica-se a projetos paralelos, mas, talvez por pedidos de fãs ou até mesmo para arrecadar uma grana a mais, esse artista faz uma volta triunfal, alguns não voltam tão bem assim, mas deixam felizes seus fãs. Eu acredito que isso nada mais é do que uma saída estratégica do ramo, até bater uma forte saudade. Foi o que a Rainha do Rock Tina Turner fez, depois de uma aposentadoria de quase 10 anos decidiu sair de sua toca e anunciar uma nova turnê. Tudo começou no Grammy em 2008, quando Tina performou ‘Pround Mary’ ao lado da cantora Beyoncé.

Em pouco tempo a turnê foi anunciada, fim de aposentadoria. A bem sucedida excursão passou por toda Europa e pelos Estados Unidos e rendeu recentemente um DVD, chamado ‘Tina: Live’, infelizmente lançado lá fora até agora. Por aqui a previsão de lançamento do DVD é para Março de 2010. Mas você fã ou sobrevivente do histórico show realizado no Rio de Janeiro em 1988, por favor, compre este DVD. Vale a pena pagar R$ 98,00 pois o seu dinheiro é rapidamente devolvido num show inesquecível, já que a turnê da cantora passou em branco por aqui. O show realizado em Arnhem, na Holanda, no estádio de Gelredome é emoção do início ao fim.

A turnê comemorativa de 50 anos de carreira, mostra uma Tina em plena forma física e umas pernocas de dar inveja a muita menina. E o que é melhor, aquele velho vozeirão que a consagrou continua com toda potência. A cantora de 69 anos (70 anos feito recentemente) mostra uma energia inesgotável. Canta como nunca, ainda dança ao lado de suas belíssimas dançarinas (já falo delas), cara haja fôlego e  a mega-vovó não deixa a peteca cair um só segundo. O show como a própria disse, é uma recapitulação da carreira da estrela. Prepare-se, estão quase todas lá. ‘Steamy Window’ (que inicia o concerto), “Typical Male”, “River Deep Mountain High”, “The Acid Queen”, “Private Dancer”, “The Best” e muito mais. Senti a ausência de ‘Paradise is here’, mas é claro, não dá para colocar tudo, imagina. A seleção das músicas está impecável, nada a reclamar.
Ao longo dos shows Tina vai trocando o figurino, dando espaço para seus músicos de apoio aparecerem um pouco mais e também algumas pequenas introduções das canções, que são acompanhados de um certo teatro, alguns vão achar que Tina quer encher lingüiça, bom, mas nada incomoda. Agora vamos aos comentários das belas dançarinas que mencionei no começo deste review. Além da bela performance de Tina e do desfile de grandes sucessos, outra atrativo do espetáculo é a presença de suas belíssimas dançarinas. O público masculino não terão do que se queixar, cara, que belas mulheres sensuais, que belas dançarinas, putz grila.
Este DVD merece ser visto e revisto e acredito que vai agradar muito a nova geração que poderão ver um espetáculo de verdade e sem precisar do uso de playbacks, recurso muito usado por novas artistas. Foi até engraçado quando li no review do blog do Sidney Rezende, onde o uso de playbacks pelos artistas Pop tem sido tão visíveis, que simplesmente defender suas canções  no gogó está em extinção. O que dizer dos shows de Madonna e Britney Spears, totalmente sem graça não é? Até mesmo Michael Jackson, que priorizando suas coreografias, apelou para o playback. Felizmente esse recurso não pegou Tina, que além de manter sua voz com força total, é carismática e mantém uma interação muito bonita com sua platéia.
Dá inveja de ver seus fãs serem presenteados com um show desses, triste que a Rainha do Rock não veio mais no visitar. A grande esperança é que haja alguma extensão dessa turnê e que volte dar o ar de sua graça em terras tupiniquins, porque saudade você sabe, não tem idade. Seria demais ver todos os seus velhos hits novamente, mas ao vivo. Um detalhe que já ia me esquecendo. Algumas críticas disseram que o momento mais cafona foi em ‘We don’t need another hero’, onde a cantora aparece vestida como em seu personagem Aunty Entity, em ‘Mad Max: Além da cúpula do trovão’, onde além de atuar cantou na clássica mencionada acima. Eu achei bacana, claro, foi cafona sim, mas qual o problema de reviver um dos seus momentos memoráveis? Nenhum problema.

O show ainda conta com um set acústico. Trazendo ‘Help!’, uma releitura bem inspirada do hit dos Beatles. ‘Let’s Stay Together’ ficou no capricho. O set ainda tem o blues 'Undercover Agent For the Blues’ e ‘I Can’stand the rain’. Tina ainda tem fôlego para homenagear seus amigos The Rolling Stones, num pequeno medley incluindo “Jumpin’ Jack Flash” e “It’s only rock’N Roll”, com a participação da corista Lisa Fisher (que canta nos Stones de 1989) num belo dueto com Tina.
 Antes do final, Tina apresenta os músicos um a um, até mesmo técnicos, diretor, engenheiros não são esquecidos. ‘Pround Mary’ , ‘Nutbush City Limits’ e ‘Be Tender With Me Baby’ encerram o grande concerto, deixando os fãs boquiabertos. Sinceramente, pelo o que eu vi neste DVD, tudo indica que Tina Turner consegue manter sua carreira por mais uns 10 anos tranquilamente. Imaginem, Tina anunciando uma turnê comemorando seus 80  anos de existência? Querer e poder, eu não imaginava que a Rainha do Rock iria chegar com 70 anos com toda esse vigor e chegou. Vida longa a Rainha!!!!


Infelizmente para quem esperava um extra, não tem nadinha, nem makin’ off, depoimento, nada, nada, uma pena, mas cá para nós, com um belo show desses, extras são o de menos., é claro, para quem tem Home Theater, o sistema DTS está presente. O DVD vem acompanhado de um CD do show homônimo com 15 canções, para aqueles que querem curtir o som no carro ou algum outro lugar. Para quem não quer esperar pela versão brasileira e não quer comprar a versão pirateada, vá atrás então da versão importada que como eu disse, vale muito a pena, nada de esperar. Um perfeito presente de Natal!
Minha nota? 10


Nenhum comentário:

Seguidores

Ocean of noise: A cultura pop mim

Ocean of Noise

Minha foto
Florianópolis, Santa Catarina, Brazil
Renato Cunha 28 anos Propósito do blog: Mais um veículo dedicado ao mundo pop. Com minhas próprias palavras colocarei o que penso sobre a arte em geral. E-mail: renatornc@hotmail.com