terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Review: Avatar (Eua, 2009)


'Quando o Hype falou mais alto do que a arte'

Até pouco tempo atrás, 'Avatar' era o projeto secretíssimo de James Cameron, o sucessor digno de 'Titanic', sim, era o primeiro filme do cineasta desde as aventures de Jack e Rose. A expectativa em torno do longa foi inacreditável e teve toda aquelas premissas que se espera em tecnologias de ponta, com isso e aquilo. Saiu o primeiro trailer e achei digamos, normal, como muitos acharam.


Mas tudo bem, não dá para julgar um filme antes de assisti-lo, pelo menos eu penso assim. Após a divulgação do primeiro trailer, começam aos poucos a divulgação maciça dessse projeto que tinha como objetivo revolucionar o cinema e ser a última palavra em filmes 3D. Clipes, fotos e tudo quanto é tipo de material foram espalhados por sites do mundo inteiro. Alguns Vip's tiveram a chance de ver os primeiros 5 minutos do filme e lá veio aqueles nerds mais empolgados dizendo que é maravilhoso e revolucionário, que é isso ou aquilo. Claro, fiquei curioso demais. A data da estréia estava chegando e é claro, chegam os reviews, todos maravilhosos, falam da grande maravilha do cinema, o Hype é gigantesco, o resultado? Um oba-oba sem precendentes.


Sem mais delongas, eu assisti a 'Avatar' ontem, o que eu achei? Um bom filme, apenas isso, visualmente é estupendo sim, bem impressionante. Mas cá pra nós, exageram legal, menos pessoal, beeem menos, fala sério. Trata-se na verdade de mais um Blockbuster gigantesco. Fala-se num orçamento de 500 milhões de dólares, o que eu acredito ser mesmo verdade. 'Avatar' demorou cerca de 10 anos para ser concluído. James Cameron pensou em quase tudo para tornar seu tão aclamado projeto em algo relevante, mas esqueceu-se de algo extremamente importante, uma boa história, para mim algo fundamental. E é nesse aspecto que 'Avatar' declina. A história fala dos apuros e da escassez do nosso planeta em recursos naturais, o verde está começando a tornar-se tão importante quanto combustível em Mad Max.

Logo, os seres humanos precisam se mudar para outro planeta, o escolhido é o embriagante Pandora. Em Pandora, os colonizadores humanos e os nativos humanóides, os Na'vi, entram em guerra pelos recursos do planeta e a continuação da existência da espécie nativa. O título do filme refere-se aos corpos humano-Na'vo geneticamente modificados e remotamente controlados usados pelos personagens humanos do filme para interagir com os nativos.



O elenco traz algumas estrelas, umas sub-estrelas, umas promessas. Sam Worthington é um ex-fuzileiro naval, que está condenado em uma cadeira de rodas. Sam foi visto também nesse ano em 'Exterminador do Futuro: A Salvação', lembram? No Elenco, ainda temos ninguém mais ninguém menos que a Ten.Ripley Sigourney Weaver, trabalhando junta com Cameron pela primeira vez desde Aliens em 1986. Sigourney faz o papel da cientista megera Grace e pouco lembra a heróica combatente de Aliens. Michelle Rodriguez faz o papel machona de sempre, desta vez é a pilota da marinha americana, mas fala sério, ela ficou uma graça pintada de indiazinha no final do longa hahaha.


Enfim, volto a dizer, que visualmente 'Avatar' impressiona e o 3D é eficiente, mas talvez o maior problema seja a longa duração (162 minutos), nem mesmo os efeitos de última geração conseguiram segurar a falta de uma história mais envolvente, tudo é muito previsível na história, o final chega a ser tedioso, cenas de ação muito bem feitas, mas em situações totalmente clichê  e diálogos sem graça. Cameron falou que o script ficou pronto em 3 semanas (será?) Talvez fosse melhor deixar para alguém mais caprichoso, pois Cameron estava ocupado demais com a tecnologia e esqueceu-se que um bom filme se faz primeiramente com uma boa história e não unicamente com efeitos visuais de primeira, não peço uma história épica como a 'Ben-Hur', até porque acho difícil um filme que se diz épico chegar perto do clássico inesquecível de William Wyler . Nesse aspecto 'Avatar' falhou consideravelmente.


Me desculpem, talvez seja um dos únicos a não acharem o filme tão deslumbrante, ele é bom, mas se querem a minha opinião, eu não achei isso tudo não e duvido muito que 'Avatar' será lembrado como um grande clássico épico, mas duvido mesmo.


Nenhum comentário:

Seguidores

Ocean of noise: A cultura pop mim

Ocean of Noise

Minha foto
Florianópolis, Santa Catarina, Brazil
Renato Cunha 28 anos Propósito do blog: Mais um veículo dedicado ao mundo pop. Com minhas próprias palavras colocarei o que penso sobre a arte em geral. E-mail: renatornc@hotmail.com