sábado, 12 de dezembro de 2009

Review DVD: Jay Vaquer - Alive in Brazil


O nosso cenário musical quando se fala em Rock/Pop caminha para um caminho cada vez mais sombrio. Bandas fabricadas pelas mídias aparecem todos os dias, porém a sonoridade das mesmas quase nada se difere uma das outras . No meio de toda essa decadência absoluta, encontramos Jay Vaquer, que se destaca exatamente por fazer algo diferente, crítico e com uma sonoridade consistente que passeia entre o Rock e o Pop com êxito. 

Como ainda está longe das rádios e da grande mídia, eu conheci o trabalho de Vaquer a partir de 'Formidável Mundo Cão', seu último trabalho de estúdio até agora, e na minha opinião o mais consistente também, principalmente pelas baladas mais bem acabadas. Como disse a própria 'Rolling Stone Brasil' na crítica de 'Formidável....: "Se Jay fosse um artista internacional, os brasileiros o aclamariam". E isso é a mais pura verdade. Desafiando gravadoras e a sedução de vender o seu trabalho como os outros, Jay hoje é um sobrevivente. Suas letras falam de amor e críticas muito bem construídas e inteligentes.

Mesmo não tendo o total reconhecimento do país, Jay Vaquer tem seu público cativo, não é uma platéia tão grande, mas é expressiva e resultou em 'Alive in Brazil', já disponsível em DVD e CD e num futuro próximo em Blu-Ray. Como diz o Faustão: 'Quem sabe faz ao vivo', foi exatamente o que Jay fez, um DVD e CD ao vivo que traz toda a energia do músico nos palcos. Para fãs de bom e velho Rock/Pop, prepare-se para se emocionar com as versões ao vivo de "Me tira daqui", "A Miragem", "Cotidiano de um casal feliz", "Pode Agradecer", "Formidável mundo cão", todas com versões matadoras para nenhum rocker botar defeito. A banda que acompanha Vaquer também é um show a parte. Os caras são: Vini Rosa (Guitarra), Alexandre Katatau (Baixo), João Viana (Bateria), Renato Fonseca (Teclados) e Sérgio Morel (Guitarra), esses são os caras que mantém o som de Jay coeso e empolgante do início ao fim.


Vale destacar também as belas baladas: "Por um pouco de paz", "Preciso poder", "Num labirinto" e "Quando fui Fred Astaire". O título 'Alive in Brazil' é praticamente um desabafo das dificuldades que o bom músico tem para divulgar um trabalho sincero e honesto sem precisar apelar para o fácil. O show parece até mesmo uma Ópera-Rock, exatamente pelo cenário bem elaborado, com televisões e caixotes que são montados como se fose o muro de 'The Wall' do Pink Floyd, e os caras vestidos com cabeças de porcos decoram o show. Sem contar em "Cotidiano de um casal feliz", o cantor aparece suspenso no teto do cenário por cabos como no clipe, enriquecendo ainda mais o show. O final  com 'Tal do amor' é ainda mais memorável, que termina com o coro de uma platéia de jovens saudáveis, que cantaram todas as músicas junto com Jay.


'Alive in Brazil' teve somente uma participação em 'Estrela de um céu nublado', a cantora Meg Stock, ex-vocalista da banda Luxúria faz um belo dueto nessa que para mim, é uma das músicas mais legais de Jay, exatamente pela forte crítica. Enfim, um belo show para ser visto e revisto. Para quem ainda não conhece, é um belo DVD para ser presenteado no Natal para aqueles que apreciam a boa música, feita com sinceridade, algo tão raro nos dias de hoje. Jay tem uma ótima presença de palco, interpretando cada música com louvor. Jay Vaquer tem mesmo muito o que dizer e que as dificuldades que aparecem em sua carreria sejam apenas mais obstáculos que sejam derrubados com o melhor de suas letras e melodias.


'Alive in Brazil está também disponível em CD, sem a presença das faixas 'Me tira daqui" e "Num labirinto". Para adquirir tanto o CD quanto DVD clique abaixo:


Para saber mais de Jay Vaquer vá em:





Nenhum comentário:

Seguidores

Ocean of noise: A cultura pop mim

Ocean of Noise

Minha foto
Florianópolis, Santa Catarina, Brazil
Renato Cunha 28 anos Propósito do blog: Mais um veículo dedicado ao mundo pop. Com minhas próprias palavras colocarei o que penso sobre a arte em geral. E-mail: renatornc@hotmail.com