domingo, 6 de dezembro de 2009

Review Clássicos: Sociedade dos Poetas Mortos (Dead Poets Society, 1989)


A primeira vez que eu assisti 'A Sociedade dos Poetas Mortos' foi há muito tempo atrás e tinha achado chato. Lógico, não curtia esse tipo de filme na época de seu lançamento, eu só queria saber era de Batman e tal. Mas quando os 'poetas mortos' foi lançado em DVD eu aluguei e dei mais uma chance. O que eu achei? 

Uma obra comovente e muito bem dirigida. Há tempos já demonstrava interesse em adquirir o DVD. Eu não o fazia exatamente pelo disquinho ver 'seco', sem nenhum extra sequer. Talvez não tenha prestado muito atenção, pois a versão que encontrei no balaio na última Sexta-Feira vinha com extras bem bacanas, nada extraordinário. Mas traz algumas entrevistas bacanas com elenco, produção e o diretor Peter Weir entre outras coisas que irão agradar os fãs dos poetas mortos. Tem o básico trailer também.


A princípio você deve achar oportunismo falar desse filme em meio a tempestades que seu protagonista Robin Williams causou na última semana. Uma piadinha boba afetou os brasileiros e a imprensa caiu em cima do ator americano, crucificando-o de todas as maneiras. A piada nada tinha demais para o devido escândalo. Eu prefiro não opiniar sobre isso, pode ter sido de mau gosto, mas foi uma piada, porém, o fato não tirou a minha admiração por Williams e não arranhou sua bela presença em 'A Sociedade dos Poetas Mortos'. Um verdadeiro clássico que após 20 anos anda meio esquecido e merecendo uma revisitada, principalmente os fãs de Blockbusters deveriam conferir esse filme.


Se te interessa, a história traz John Keating (Robin Williams), um professor de inglês que passa a lecionar num colégio rígido e de métodos arcaicos. Porém os métodos de ensino de Keating são completamente diferentes e um tanto radicais para o colégio 'dinossauro'. Keating mistura humor e sabedoria e estimula os alunos a terem vidas diferentes, extraordinárias e desafiadoras, sempre apreciando a poesia e lutando pelos seus sonhos. Lógico que Keating conseguirá seus seguidores, mas tudo isso terá um preço alto, pois nem todos adotam com bons olhos os métodos ousados de Keating. A direção do colégio será a primeira a reprimir o professor, condenando-o veementemente. O desfecho é emocionante e fechou com chave de ouro o que já era ótimo.


Para quem o viu há muito tempo, recomendo que assista de novo. Não viu ainda? Poxa, vá correndo na locadora e peça 'A Sociedade dos Poetas mortos'. Não vão se arrepender.

Nenhum comentário:

Seguidores

Ocean of noise: A cultura pop mim

Ocean of Noise

Minha foto
Florianópolis, Santa Catarina, Brazil
Renato Cunha 28 anos Propósito do blog: Mais um veículo dedicado ao mundo pop. Com minhas próprias palavras colocarei o que penso sobre a arte em geral. E-mail: renatornc@hotmail.com