sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Especial Horror: Rec+Quarentena


Rec (2007, Espanha)

O gênero Horror tem se renovado com constantemente nos últimos anos. A grande constatação é que os filmes de Terror nunca mais foram os mesmos depois de 'A Bruxa de Blair' em 1999. 

Primeiro porque pode-se causar horror e sustos sem precisar de muito dinheiro e muito menos de grandes astros. O gênero nos EUA anda meio repetitivo e cheios de remakes (Rec já ganhou o seu), e a grande surpresa foram os filmes estrangeiros. Entre eles: Wolf Creek (Austrália), Eles (Romênia) e é claro, Rec (Espanha). A premissa de 'Rec' lembra um pouco 'A Bruxa de Blair', pois ele traz o formato documental do já clássico filme da Bruxa, tipo câmeras tremidas em alguns momentos. Para passar uma sensação de que aquilo tudo está acontecendo, nada de créditos iniciais, música, nada. O filme já inicia com a repórter Ángela Vidal (interpretada pela gatíssima Manuela Velasco).

 A carismática repórter está apresentando o programa 'Enquanto você dorme' e no filme ela está fazendo um documentário sobre a vida dos bombeiros. Tudo começa tranquilamente, Angela conhece os bombeiros no Quartel-General. Depois de um chamado, os bombeiros partem imediatamente para um prédio onde houve um acidente. Angela e seu câmera Pablo seguem juntos, mal imaginam que irão entrar num verdadeiro inferno.


Quando as coisas saem do controle é quando o bicho pega mesmo. O mais interessante é que o realismo prevalece até o último minuto. A bom desempenho de Manuela só aumenta mais a tensão da trama e por um momento você começa a acreditar que aquilo esteja acontecendo e que alguém achou a fita e decidiu colocar na internet para as pessoas assistirem. A história não traz maiores explicações, a trama rola tudo em torno de um vírus e os sobreviventes do edifícil ficam em quarentena sem saber o que fazer. Para quem achou 'Atividade Paranormal' devagar demais, assista 'Rec', não vão se decepcionar.

Quarentena (Quarentine, 2008)


A grande palhaçada nesse negócio todo foi a existência de 'Quarentena', um remake de Rec, sim, menos de um 1 ano do lançamento do filme Espanhol, os americanos lançaram a sua versão, embolando tudo e o que é pior, é praticamente o mesmo filme, quase todas as cenas vistas em Rec aparecem novamente em Quarentena. Para qué? Seria preguiça que os americanos tem de ler legendas ou desinteresse por produções estrangeiras? Um pouco dos dois. Não dá para dizer que 'Quarentena' é um filme ruim, pois como já disse, é o mesmo filme, uma cópia xerox mesmo. No lugar da gatinha Manuela Velasco como a repórter Angela Vidal, entra Jennifer Carpenter (O Exorcismo de Emily Rose) e não tem o mesmo carisma e simpatica de Manuela, apesar de ser bastante bonita também.


Nem mesmo nas cenas de horror Jennifer consegue transmitir seu horror aos acontecimentos, as vezes ela é até mesmo serena demais com a situação. Mas fora isso, é o mesmo filme, até alguns personagens são os mesmos.



Um cara que faz isso nem deve ser considerado cineasta, pela total cara de pau de simplesmente refazer todas as cenas, simplesmente trocando Barcelona por Los Angeles. Logicamente quem nunca assistiu Rec e viu Quarentena achou um filmaço, cheio de originalidades, exatamente como fizeram alguns críticos americanos que conferiram a versão americana. Eu optei primeiramente por 'Rec' e só fui assistir 'Quarentena' há dois dias atrás e posso dizer que o original ainda é muuuuiito superior, muito mais realista, mais documental. Pelo menos ao meu ver, eu achei melhor e recomendo 'Rec' sem dúvida alguma. Como já é regra, 'Rec 2' está vindo em breve num cinema perto de você. Veja abaixo os trailers de 'Rec', 'Quarentena' e 'Rec 2'. Será que farão o remake de 'Rec 2' nos States também? Aê já demais.





Nenhum comentário:

Seguidores

Ocean of noise: A cultura pop mim

Ocean of Noise

Minha foto
Florianópolis, Santa Catarina, Brazil
Renato Cunha 28 anos Propósito do blog: Mais um veículo dedicado ao mundo pop. Com minhas próprias palavras colocarei o que penso sobre a arte em geral. E-mail: renatornc@hotmail.com