Noturno (The Strain) era a tal obra e como foi lançado no meio dessa epidemia de livros, filmes e seriados sobre vampiros, as comparações foram inevitáveis. Mas as comparações param por aê, pois quem espera vampiros românticos, vegetarianos e jogadores de baseball vai ficar bastante surpreso. Os vampiros de Del Toro e Hogan são extremamente selvagens, feios e muito violentos. Os chupadores de sangue são tratados como um vírus, tudo isso somado a uma trama que lembra 'Arquivo X' nos momentos de investigação e cenas frenéticas de corre, corre e muito sangue.
A história começa com um dos personagens do livro, Abraham Setrakian ainda criança. Setrakian está ouvindo histórias de sua querida avó, que conta sobre a lenda do misterioso Jusef Sardu, um jovem rapaz que era muito alto, mais alto do que qualquer telhada da aldeia onde morava e sofria sérios problemas com isso e precisava de bengalas para se apoiar...Essa é apenas a primeira parte envolvendo muitos mistérios na vida do jovem Sardu, por isso eu vou parar por aqui e não estragar a surpresa. Os interlúdios envolvendo o personagem Setrakian são um dos pontos altos do livro, onde se envolve com nazistas e um campo de concentração onde terá de lutar para sobreviver.
Após o breve interlúdio, a história nos leva para o aeroporto JFK, em Nove York. Um avião desce na pista normalmente, mas ao chegar no aeroporto, ele simplesmente 'morre' como é dito no livro. As luzes se desligam e nada e nem ninguém aparece, nem um pedido de socorro, absolutamente nada, deixando a torre de controle em pânico. Aos poucos o caos vai se construindo no livro. Somos apresentados então aos protagonistas, os especialistas em controle de doenças Eph.Goodweather e Nora Martinez que tem o trabalho de descobrir o que está acontecendo. Aos poucos são jogados num mundo de horrores dominado por vampiros, onde numa trama fantástica a lá 'Arquivo X' comecem a descobrir o que realmente acontece em Nova York, uma epidemia de vampiros está invadindo a cidade.
No decorrer do livro somos apresentados a diversos personagens, entre eles o já velho Abraham Setrakian, dono de uma loja de penhores que parece saber tudo o que está acontecendo. Temos também um ex-presidiário Gus, o exterminador de ratos Vasily Fet, o roqueiro gótico Gabriel Bolivar, entre outros que estão envolvidos com os mistérios do aeroporto e o avião 'morto. A história é bem amarrada, com o já citado interlúdio como destaque, mas assim como muitos puderam sentir, o livro perde um pouco o ritmo na sua reta final, onde deveria ser o seu ápice. O clima misterioso de 'X-Files' dá lugar a uma ação bastante frenética e não tão criativa, mas nada que comprometa, embora a queda na história seja inegável. 'Noturno' é a primeira parte de uma trilogia. A segunda parte que se chama 'The Fall' sai em 2010 e 'The Night Eternal' em 2011. É aguardar e ver como será a conclusão desse horror.
Para amantes do gênero, é uma leitura indispensável. Não leu ainda? Corra e adquira que vale apena apesar de alguns aspectos negativos.
Veja os trailers do livro (cuidado com spoilers)
Nenhum comentário:
Postar um comentário