O cenário gótico e surreal já seriam o suficiente para o público, o que nos faz questionar em relação ao uso dos óculos 3D, que viraram moda e obrigação nos filmes pós-Avatar. Não é de todo ruim, mas o 3D aqui é usado mais para apontar objetos na tela, numa tentativa de tentar nos surpreender, o que essas alturas já não é mais tão bem sucedida, o que dizer das inúmeras produções que ainda aparecerão no formato.
A história sofreu algumas alterações, Tim Burton decidiu substituir a menina de 7 anos por um Alice mais adulta que está beirando os 20 anos, a velha Alice não é esquecida é claro, aqueles sonhos fazem parte do passado, agora ela volta ao mundo maravilhoso mais velha e parece ter se esquecido de tudo o que aconteceu. É nesse momento que me faz lembrar de 'Hook: A Volta do capitão gancho'. No filme de 1992, Peter Pan se esqueceu de quem era, cresceu e virou um advogado sem graça, cabe aos meninos da Terra do Nunca e trazê-lo de volta e lembrar de quem era.
Em Alice Wonderland é um pouco semelhante, deixando um pouco de lado as fidelidades com o conto de Lewis Carroll em alguns aspectos, que podem desagradar uns ou agradar outros. E como se trata de um filme dirigido por Tim Burton, pode esperar todos aqueles elementos sempre presentes em seus filmes que tanto o caracterizaram. Bem como o elenco, temos Johnny Depp (em seu sétimo trabalho com Burton), Helena Boham Carter (esposa do cineasta) e a inconfundível trilha feita por Danny Elfman.
Aliás, o elenco está realmente bem reforçado. A própria Alice interpretada pela então desconhecida Mia Wasikowska foi um boa surpresa. Para aqueles pais que esperam uma obra extremamente infantil dirigida unicamente para seus pequenos poderá se surpreender. Além de divertida, 'Alice Wonderland' de Burton traz aspectos bem sombrios e é claro, momentos engraçados.
É possível notar o esforço de Burton em levar sua Alice mais para a ação desenfreada, onde podemos ver algumas influências de outros Blockbusters como: "Harry Potter" e "O Senhor dos Anéis" na batalha épica e a parte digamos, nada genial. Apesar das ressalvas e de certos exageros, 'Alice no País das Maravilhas' é um filme divertido, longe de ser perfeito, Tim Burton precisa renovar-se em alguns aspectos, deixar um pouco de lado a velha tradição e inserir um pouco de novidade em suas futuras produções.
Nota: 7,5
Veja o trailer;
Nenhum comentário:
Postar um comentário