sábado, 3 de abril de 2010

ESPECIAL: O Exterminador do Futuro

Amigos fãs de cinema. Inauguro hoje uma sessão especial onde dedico a aquelas cine-séries que fizeram e ainda fazem sucesso. Para iniciar a sessão, trago 'O Exterminador do Futuro', uma franquia fantástica que enfrentou altos e baixos, mas nunca deixou de ser interessante. A sua magia, sua história e é claro, os efeitos que até hoje impressionam, bem como as cenas de ação, que me perdoem a expressão batida, mas são de tirar o fôlego. Eu analisarei filme por filme, curiosidades, review e uma parte da história. Divirtam-se e: 'I'll be back'

Classificação;

***** Sensacional
**** Ótimo
*** Bom
** Razoável 
*  Fraco
O Exterminador do Futuro (The Terminator, 1984 EUA)
Direção: James Cameron
Elenco: Arnold Schawarzenegger, Michael Biehl, Linda Hamilton, Lance Henriksen

Sobre: No futuro em 2029 o mundo que nós conhecemos foi destruído, os seres humanos vivem nas trevas, lutando contra as máquinas para evitar a extinção. Skynet decide eliminar os humanos usando suas maiores tecnologias, enviando um exterminador para o passado e assassinar Sarah Connor, que daria luz ao futuro líder da resistência humana, John Connor. Contanto, a resistência consegue mandar um soldado, um guerreiro protetor para evitar que Sarah seja morta.

Nota: *****

Review: O que dizer? Além de ser o início de toda a história, é o filme mais sinistro e desolador de toda a série. Todo ambiente, a trilha sonora e a expressão fria e cruel do Exterminador dão o tom nesse que tornaram os nomes James Cameron (diretor) e Arnold Schawarzenegger (o próprio terminator) em grandes nomes da indústria cinematográfica. Claro, os efeitos especiais em relação as filmes posteriores são caducos, porém, é exatamente nessa deficiência que podemos encontrar algo ainda mais assustador e que podemos crer que estamos diante de uma máquina assassina pronta para apagar aqueles se atrevam a aparecer na frente do Terminator. 


Sua determinação é logicamente apagar Sarah Connor e não vai parar até que ela esteja morta. É bom lembrar também que estamos falando do ano de 1984 e a máquina T-101 é a mais eficente e mortífera máquina, ele ainda não era um modelo obsoleto, o mesmo pode dizer da carreira de Mr.Arnie. Cameron nos brinda com ótimas cenas de ação e também podemos ver o futuro apocalíptico que os Connors devem evitar que aconteça, ou seja, o fim da raça humana. Para proteger a ainda jovem e imatura Sarah Connor, o também enviado do futuro, Kyle Reese (Michael Biehl), que ao contrário da máquina assassina, Kyle é apenas um ótimo soldado de guerra que é capaz de dar a própria vida para proteger Sarah. 




O Exterminador do Futuro 1 foi com certeza revolucionário a sua época, mostrando que os toques de visionário de James Cameron haviam iniciado. A conclusão final, onde a pele humana do Exterminador é substituída pelo seu endoesqueleto metálico, iniciando a última e emocionante perseguição, onde Sarah terá lutar contra a perigosa máquina que sua vida não termine ali naquela fábrica talvez seja o ápice da produção. Mesmo com toda tecnologia que tivemos nos novos filmes, Terminator 1 continua em primeiro lugar no quesito suspense e a história continua sendo a melhor de todas. Nem é preciso dizer que Arnold Schawarzenegger toma conta do filme. O então Mr.Olimpia já havia tido destaque com os filmes (trash) de Conan, mas foi com 'Exterminador do Futuro' que o ator atingiu o estrelato com seu personagem robótico, inciando uma carreira de grande sucesso. 

A filme também ficou conhecido por nos trazer pela primeira vez a frase: "I'll be back (eu voltarei). Logo após o exterminador sairia da delegacia e voltaria com certeza, entrando com uma caminhonete e iniciando uma verdadeira chacina. Kyle Reese é interpretado com garra por Michael Biehl, que foi visto e Aliens (também de James Cameron) e mais recentemente no terror Thrash 'Planeta Terror'. Linda Hamilton, que faz Sarah Connor iria reprisar novamente seu personagem no segundo filme do Exterminador, logo após sua carreira teve pouco destaque.




































Veja o trailer de Exterminador do Futuro;




------------------------------------------------------------------------------------------
O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final (Terminator 2: Judgement Day)

Direção: James Cameron
Elenco: Arnold Schwarzenegger, Linda Hamilton, Edward Furlong, Robert Patrick, Joe Morton

Sobre: O cyborg que tentou exterminar Sarah Connor é enviado agora (outro é claro) para proteger John Connor, o futuro líder a resistência que ainda é uma criança. Juntamente com T-101 é mandado também T-1000, um cyborg muito mais poderoso e capaz de tomar a aparência e a voz de qualquer ser humano para se aproximar e destruir o garoto. John e Cyborg do bem lutarão contra o tempo para impedir que os ataques nucleares aconteçam.

Nota: *****


Review: Com esse filme, James Cameron eleva não somente a franquia para outro nível, mas também os rumos dos blockbusters, que jamais seriam os mesmos. Os efeitos e maquiagens criados pelo mago Stan Winston (1946+2008) estão no auge e fizeram queixos caírem com cenas que até hoje estão na memória dos fãs e de qualquer entusiasta que se preze. A história venhamos e convenhamos é uma versão mais endinheirada do primeiro filme e algumas cenas são recriadas com recursos a mais. Mas é claro que não fica apenas nisso. Schawarzenegger volta agora como o Cyborg bonzinho (seu sistema foi alterado no futuro pelo próprio John Connor para que o protegesse no passado). John Connor interpretado pelo então iniciante Edward Furlong dá conta do recado. Sarah Connor (Linda Hamilton) encontra-se dessa vez internada no manicômio.

Ao saber que todas as histórias que sua mãe lhe dizia quando era criança eram verídicas, Connor vai atrás de sua mãe para libertá-la e é claro que veremos mais cenas memoráveis de efeitos visuais e ação. O vilão da vez, T-1000 foi muito bem representado pelo ator Robert Patrick e são os efeitos de seu personagem em metal líquido que mais impressionam. Como esquecer a cena em que ele passa por uma grade, trancando a arma gerando um quase cômico momento. Falando nisso, podemos até encontrar alguns momentos de humor, mas na medida certa, sem que algo comprometa a fita, uma delas é quando John Connor ensina o exterminador a falar como a 'galera' e é claro, o famoso: 'Hasta la vista baby'. Sarah Connor nem de longe é a aquela ingênua personagem do primeiro filme, na verdade ela está com a postura mais dura e implacável e fará de tudo para proteger seu filho da morte.

A conclusão de 'Exterminador do Futuro 2' não poderia ser mais satisfatória e mais otimista em relação ao primeiro filme. Tudo é concluído e os Connors juntamente com o bom cyborg conseguem evitar o 'dia do julgamento' salvando toda humanidade e de cara o Cyborg gente fina aprende o valor da vida humano antes de ser levado até o ácido e também ser destruído. Um fim emocionante, que não deixava vestígios para uma terceira parte. Mas esses produtores não achavam bem assim...





























Veja o trailer de Exterminador do Futuro 2;

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
O Exterminador do Futuro 3: A Rebelião das Máquinas (Terminator 3: Rise of the machines, 2003)

Direção: Jonathan Mostow
Elenco: Arnold Schawarzenegger, Nick Stahl, Clare Daines e Kristanna Loken
Nota: ***

Sobre: 12 anos após os eventos de Exterminador do Futuro 2, o mundo está aparentamente à salvo dos ataques nucleares e das máquinas que num futuro não muito distante iriam destruir os seres humanos. No entanto, Skynet usa sua tecnologia e envia mais um cyborg para destruir John Connor. Dessa vez a máquina vem na forma de uma mulher e se chama T-X (Kristanna Loken). Sem localizar Connor, que agora sozinho, vive à margem de tudo, pois acredita que ainda existe perigo de uma possível guerra entre humanos e as máquinas, TX apela para os futuros camaradas de Connor que o ajudarão a destruir Skynet no futuro próximo. O peso de ainda ser o futuro líder da resistência continua. Por isso Connor vive como andarilho, sem identidade e nada que possa identficá-lo. Ao saber que T-X já está no presente para liquidar os futuros camaradas de Connor, a Resistência envia novamente o T-101 para proteger John Connor

Review: Como eu disse no review anterior, não havia qualquer possibilidade para existir um novo filme do Exterminador, pelo menos era o que eu achava. Mas os produtores gananciosos e a sede dos fãs por um novo filme era inevitável que um Exterminador 3 acontecesse. Porém é claro, James Cameron pulou fora do projeto, já que havia dito que nunca mais assumiria a direção da série. Demorou bastante até que o projeto finalmente ganhasse vida. Depois de inúmeros boatos, aconteceu e foi um tanto frustrante em vários aspectos, mas não foi a bomba que falaram por aí. A direção ficou por conta de Jonathan Mostow (Breakdown) e sua direção é precisa, embora nada genial, pois simplesmente emula o trabalho de Cameron. Arnold Schawarzenegger agora coroa não impressiona e muito menos intimida mais com o T-101 virando uma auto-paródia. 
As piadinhas são mais constantes. 'A Rebelião das Máquinas'  deixa bem claro que tudo que foi feito para evitar o pior no segundo filme foi em vão, o que não faz muito sentido. O elenco soa desentrosado. Nick Stahl não convence como John Connor, assim como Clare Daines como Kate Brewster, que se limita a gritar feito uma louca o filme inteiro. T-X feito pela gata Kristanna Loken nada é parece do que a versão feminina e atualizada de T-1000 e também não impressiona, mas os efeitos continuam belos. Mas o que tem de legal em Terminator 3? As cenas de ação e perseguição continuam intactas e divertidas. A história talvez seja o pior e menos interessante de todos, mas apesar dos pesares é possível se divertir bastante com Exterminador se você não importar muito com as falhas citadas. O final até traz uma surpresa (ou quase). Ponto para a briga de T-101 contra T-X e mostra o cyborg bacana mostrando que nada mais é do que uma lata velha, até o próprio reconheceu isso em uma cena dizendo: "Sou um modelo obsoleto".

O Exterminador do Futuro 3 serviu também para alavancar a carreira política de Schawarzenegger, logo após a estréia (bem sucedida do filme) o ator se candidatou a governador da Califórnia e foi eleito onde até hoje governa com êxito, deixado os fãs órfãos. O final de T3 deixou espaço para uma possível sequência, eis as chances para corrigir os erros do filme de Mostow.











































Veja o trailer de Exterminador do Futuro 3;


--------------------------------------------------------------------------------------------
O Exterminador do Futuro: A Salvação (Terminator: Salvation, 2009)

Direção: McG
Elenco: Christian Bale, Sam Worthington, Moon Bloodgood e Bryce Dallas Howard

 Nota: ****


Sobre: A humanidade vive um verdadeiro horror após Julgamento Final. As máquinas avançaram e destruíram boa parte do planeta. John Connor (Christian Bale) o líder resistência tem a missão de evitar o êxito da Skynet e contra-atacar junto com seus camaradas e com a ajuda de lutadores clandestinos precisará salvar seu próprio pai Kyle Reese, que ainda é um adolescente. No maio da guerra e das incertezas da resistência em relação ao futuro, surge o misterioso Marcus Wright (Sam Worthington) que guarda um segredo chocante.



Review: Com as críticas negativas de 'Exterminador do Futuro 3', a frânquia perdeu bastante sua força. Schawarzenegger agora governador, sua presença foi logo descartada em Terminator 4. Depois de um período de incertezas, o projeto enfim foi à frente. A contratação do diretor McG (As Panteras) deixou os fãs irritados, visto que vários diretores melhores estavam por aí esperando. Mas a contratação do Cavaleiro das Trevas Christian Bale deixou os fãs um pouco mais sossegados. As poucos 'Terminator: Salvation' foi dando as caras. O resultado foi uma agradável surpresa, pois Salvation é sem dúvida nenhuma superior a A Rebeilão das Máquinas. De cara somos jogados ao futuro apocalíptico, mas não tão dark como previam os filmes anteriores. Apesar do êxito, A Salvação não escapa de algumas ressalvas, bem como exageros. 

Os Hydro Bot por exemplo, é um acréscimo bem desnecessário e a falta de um clima mais soturno são as minhas críticas, assim como algumas gafes que não estragam a experiência de ver mais um ótimo filme do Exterminador. As cenas de ação estão incríveis, assim com os cyborgs que agora não aparecem mais disfarçados de humanos. O legal também é obersevar a evolução dos endoesqueletos metálicos, cada vez mais 'cavalescos' e mais ágeis. Christian Bale, que ainda estava respirando Batman, parece as vezes estar na pele do cavaleiro das trevas em alguns momentos. Falando no Bale, foi nesse Terminator Salvation que deixaram vazar um baita piti de Bale contra um diretor de fotografia que teria arruinado a cena do ator. O que se pode ouvir são uns 10 minutos de puro xingamento. Mas no filme, Christian um ator de muitos recursos segura a onda do início ao fim e convence como um líder da resistência, assim como o então desconhecido Sam Worthington (que ganhou o estrelato em Avatar) como o misterioso Marcus Wright.


Vale citar o bom elenco de coadjuvantes, que se não conseguem um destaque maior, não atrapalham a trama...Aaah, Bryce Dalas Haward representa Katherine Brewester com mais eficiência do que a chatinha Clare Danes. Para os fãs do governator, podemos dizer que temos a sua presença em forma digital. O rosto do ator na época do filme de 1984 foi escaneado e colocado no lugar de um outro fisiculturista. O resultado foi impressionante, embora não fique por muito tempo, mas valeu pelo saudosismo. Apesar das boas críticas e da salvação da franquia, o mesmo não pode ser dito do desempenho nas bilheterias, que ficou abaixo do esperado, o que pode comprometer filmes futuros.









































Veja o trailer de Exterminador do Futuro: A Salvação; 


-----------------------------------------------------------------------------------------------
A Série Sarah Connor Chronicles
Um pouco antes de 'Exterminador do Futuro: A Salvação' estrear nos cinemas, a Fox colocar no ar a série 'Sarah Connor Chronicles'. A séria focaria no personagem Sarah Connor (Lana Headey, de 300) e no seu filho John Connor (Thomas Decker) e mostraria a jornada de mãe e filho após os eventos do segundo filme da série. Mas infelizmente a série deixou a história confusa e inclusão de vários personagens novos e inúteis arruinaram aos poucos a série. 

A Cyborg Cameron (Summer Glau) é mandada pela resistência para proteger John e Sarah. Depois de duas temporadas, a série foi cancelada devida a fraca audiência. Para os interessados, saiu um box com as duas temporadas de Sarah Connor Chronicles, embora não acrescente muita coisa no mundo dos Terminators, chega a ser divertido em alguns momentos, mas apenas isso.

Veja o trailer de Sarah Connor Chronicles;


           --------------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Seguidores

Ocean of Noise

Minha foto
Florianópolis, Santa Catarina, Brazil
Renato Cunha 28 anos Propósito do blog: Mais um veículo dedicado ao mundo pop. Com minhas próprias palavras colocarei o que penso sobre a arte em geral. E-mail: renatornc@hotmail.com