sábado, 23 de outubro de 2010

CD Review: Santana - Guitar Heaven The Greatest Guitar Classics Of All Time

Ufa, Santana voltou ao rock em bom estilo, já estava me estressando com tantos trabalhos irregulares e ver um talento sendo desperdiçado. Não, não, Guitar Heaven não é nenhuma obra prima que um dia será comparada a um 'Abraxas' da vida, nem músicas próprias tem, já que a parada aqui é homenagear grandes nomes do Rock'n Roll. Não me levem a mal, acho o 'Supernatural' um puta disco, maravilhoso do início ao fim, não sou  do tipo radical que só cita os clássicos e rejeita os trabalhos mais recentes do artista por serem pop's demais. 


Como torcer nariz para canções como: 'Love of My life' com Dave Mathews ou até mesmo o mega-sucesso de 'Smooth'. Algumas composições de Supernatural podem não ter sido memoráveis, mas é inegável que Santana está ligado no que acontece na música atual, mas sem nunca esquecer as boas pérolas do passado. No entanto a partir de 'Shaman' seus trabalhos começaram a ficar irregulares, e o formato de 'Supernatural' começou a ficar saturado. Esse Guitar Heaven traz Santana mais roqueiro do que nunca. De cara já temos 'Whole lotta love do Led Zeppelin' com Chris Cornell arrebentando nos vocais. Scott Weiland está brilhante em 'Cant you hear me knocking', clássico dos Stones da época de Sticky Fingers. Porém Santana comete o deslize de chamar o rapper Nas numa versão pífia de 'Back in black' do AC/DC, causando indignação nos fãs de Angus Young e cia. Mas esse deslize é perdoado com 'While my guitar gently weeps', com a voz delicada de India.Arie, numa versão que deixaria George Harrison orgulhoso. 'Riders on the storm', clássico dos Doors ficou estranha, perdeu o clima soturno da original, apesar de contar com o tecladista Ray Manzareck nos teclados.


Rob Thomas retoma a parceria com Santana e tenta repetir 'Smooth' com 'Sunshine of your love', do Cream. Uma boa versão, mas sem o mesmo impacto. Fora isso, tem Pat Monahan do Train numa digna homenagem ao Van Halen em 'Dance the night away', Jacoby Shaddix do Papa Roach arrebentando 'Smoke on the Water' e mais um deslize, o jogador de futebol Andy Vargas numa interpretação bem fraquinha de 'Under the bridge' do Red Hot Chilli Peppers. Ainda não é o grande disco que estava esperando, mas Guitar Heaven traz bons rocks e relembrar clássicos com Santana na guitarra não é nada mal.

Um comentário:

Floyd Martins disse...

Ótima análise, caro. Relevantes comentários e opiniões aceitáveis. Sem dúvida Santana é alguém de grande relevância pra música Secular e está sempre se reinventando. Sucesso no blog! Abraços!

Seguidores

Ocean of Noise

Minha foto
Florianópolis, Santa Catarina, Brazil
Renato Cunha 28 anos Propósito do blog: Mais um veículo dedicado ao mundo pop. Com minhas próprias palavras colocarei o que penso sobre a arte em geral. E-mail: renatornc@hotmail.com