domingo, 20 de junho de 2010

DVD Review: RPM - Rádio Pirata

O RPM pra mim foi a banda mais importante do Rock Nacional dos anos 80. Sim, também AMO a Legião Urbana, Barão Vermelho, Plebe Rude os Titãs. Mas o RPM impressiona também pelas suas fortes ambições, que colocaram Paulo Ricardo (Baixo/Voz), Luiz Schiavon (Teclados/piano), Fernando Deluqui (Guitarra/Voz) e Paulo P.A Pagni (Bateria) ao estrelato digno de banda internacional. Dizer que foi uma Beatlemania pode até ser um exagero, mas o sucesso fenomenal do RPM pode ser comparado (sim senhor) com o Duran Duran, tanto em marketing como musicalmente.
Com o primeiro disco lançado em 1985, "Revoluções Por Minuto" nasceu sendo um grande sucesso, dele veio hinos como: "Juvenília", "Olhar 43", "Louras Geladas", "Revoluções por minuto" e mais. Mas foi com com o álbum "Rádio Pirata Ao vivo" que a fama chegou em altas doses para o RPM. A banda virou um fenômeno que só seria repetido com os Mamonas Assassinas em 1995. A turnê de Rádio Pirata rodou o país inteiro, fãs enlouquecidas corriam atrás de seus ídolos, camisas, álbum de figurinhas e um Globo Repórter foram apenas algumas coisas que sustentaram a RPMania. Foram 200 shows e 2 milhões de cópias vendidas de 'Rádio Pirata Ao vivo". O que mais poderia acontecer? Lógico, sex, drugs e rock'n roll, comum em todas as bandas, mas logicamente os excessos iriam prejudicar a banda e seu sucesso contínuo.


Após o lançamento de 'Quatro Coiotes' em 1988, o RPM se desfez e a carreira de seus músicos caiu ladeira abaixo. Paulo Ricardo após uma tentativa de reunir em o RPM em 1993, encontrou-se como cantor romãntico, para a tristeza dos fãs roqueiros. Em 2002, a fase romântica chegou ao fim (felizmente) e o RPM anunciou seu retorno com a formação original. A volta rendeu os ótimos RPM 2002 CD e DVD. Mas infelizmente, depois de mais uma briga interna, o quarteto novamente se separou. Em 2008 para comemorar os 20 anos de 'Rádio Pirata ao vivo' lançaram um box com seus discos e enfim, o DVD de 'Rádio Pirata ao vivo'. É então que começa a crítica que certamente você gostaria de estar lendo. Eu achei o lançamento do box desnecessária, o ideal mesmo seria lançar logo o DVD com as imagens remasterizadas, enfim, não comprei o box e esperei que o dvd fosse lançado separadamente.


Alguns meses depois, 'Rádio Pirata Ao vivo' poderia ser encontrado em DVD fora do Box, mas por alguns motivos decidi não adquiri-lo. Algum tempo depois meu irmão comprou e disse ser frustrante, pois a qualidade era a mesma que o lançado em VHS nos anos 80, então achei que dar R$ 31,00 por um material que sequer foi restaurado, aí é sacanagem mesmo. Mas recentemente o DVD pôde ser encontrado pelo preço ideal, R$ 14,00, aí sim eu comprei. Ao colocar no aparelho, veio a grande decepção, a imagem era realmente tosca, um verdadeiro desrespeito aos fãs do RPM que tanto esperaram para ter 'Rádio Pirata ao vivo' em DVD. Pelo menos dá para ouvir o som em 5.1, mesmo assim a bagunça sonora é imensa, nada foi restaurado. O que salva o DVD de ser um completo fiasco são os extras, que não são poucos. O mencionado 'Globo Repórter' também aparece aqui na íntegra, assim como apresentações da banda nos programas 'Mixto Quente' e 'Chacrinha', nenhum deles também tiveram suas imagens restauradas. Mas mesmo assim ainda é possível curtir, mesmo com esse descaso com os fãs.

Aos adoradores que não adquiriram, vale tê-lo em sua coleção, ainda mais agora que pode ser encontrado com o preço correto, mas a sensação quando se coloca o DVD no aparelho é de ser um produto pirata e preguiçoso, feito rapidamente para alcançar vendas elevados, sem se preocupar muito com restaurações, lamentável. Se você não se incomoda com isso, vai nessa, é o velho e bom RPM. Ganha nota 7,0 pelo show e pelos extras, senão ganharia um verdadeiro 0.

Nenhum comentário:

Seguidores

Ocean of Noise

Minha foto
Florianópolis, Santa Catarina, Brazil
Renato Cunha 28 anos Propósito do blog: Mais um veículo dedicado ao mundo pop. Com minhas próprias palavras colocarei o que penso sobre a arte em geral. E-mail: renatornc@hotmail.com