domingo, 24 de março de 2013

Review Game: Tomb Raider

Agora sim, posso falar o que achei, do talvez, o game mais esperado de 2013, que já está nas mãos de todos os gamers que o esperaram, o apreciaram e tal. A essas alturas, a maioria se não jogou, já sabe tratar-se mesmo de um jogo incrível, divertido, onde a jornada de Lara Croft ganhou seu 'Begins', as notas acima da média que o digam. Mas falarei por partes, dos games antigos, do seu ápice, de suas falhas, sua primeira ressurreição nos games, até chegarmos a esse 'reboot', que está agradando até mesmo aqueles que não tinham muita paciência com os games de Lara Croft.

Eu nunca fui muito fã dos jogos clássicos, aqueles quadradões, cujo os gráficos feiosinhos já não empolgam mais. Mas para a época foram revolucionários e Lara Croft logo transformou-se à musa dos games. Continuações vieram aos montes, e o sucesso era avassalador a cada game lançado. Tudo chamava a atenção, as movimentações, estilo novo de jogabilidade. Sucesso no PC e no Playstation One, a série 'Tomb Raider' começou a dar sinais de desgaste quando chegou na geração seguinte. 'Tomb Raider: Angel of Darkness' (para PC e Playstation 2) foi massacrado pela crítica e pelos seus fãs, as aventuras de Lara Croft são vistas como coisas do passado.

No entanto, a redenção viria com os seguintes capítulos: 'Legend', 'Anniversary' e 'Underworld' para a atual geração. Todos trouxeram de volta as aventuras de Lara Croft como eram, coesas e divertidas e uma Lara Croft ainda mais sofisticada (se é que me entendem). Os games foram bem, as críticas foram generosas, mas faltavam novidades. Muitos games já haviam sido lançados, e as novidades inseridas não eram suficientes, as vendas declinavam ainda mais, deixando Lara como coadjuvantes nos games. A franquia precisava de uma mudança radical, algo que trouxesse de volta os velhos jogadores e arrebatar aqueles que faltavam.




Os primeiros anúncios que um reboot, dizia-se por aí tratar-se de um Survivor Horror, gênero quase instinto na atual geração. Mas aos poucos vieram novidades, e o melhor confirmou-se na E3 de 2011, com um fantástico teaser, fomos apresentados a uma Lara Croft muito mais jovem e inexperiente, a bordo de um navio, que misteriosamente naufraga em uma ilha desconhecida. Maiores informações começaram a pipocar nas nets da vida, e a cada aparição e trailers, mais esperanças eram depositadas no novo game da série, que agora passou a chamar-se simplesmente 'Tomb Raider', nada de 'Lara Croft's Tomb Raider', já que a principal crítica aos últimos jogos, sejam pelo fato de Lara Croft ficar mais conhecida que o próprio game. Falando em Lara, quantas mudanças. Adeus aos shortinhos, aos seios volumosos ou ao seu sarcasmo e aquela postura de heroína intocável e indestrutível. A nova Lara é muito mais humana, a começar pelo seu rosto, nada de carinha de boneca de cera, a nova Croft tem um rosto de menina mesmo, real. Além do realismo em sua feição, a agora jovem protagonista é insegura, chora, sua e enfrenta muitas dificuldades. Os produtores do game declararam que 'Tomb Raider' era inspirado em 'Cassino Royale' e 'Batman Begins', já se tratava da primeira aventura de Lara Croft.

Lançado em 05 de Março, 'Tomb Raider' prometeu e cumpriu, sucesso de crítica e público. As notas acima da média foram o suficientes para atrair o grande público. Em dois dias, 'Tomb Raider' vendeu 1 milhão de cópias, superando facilmente o antecessor, que precisou de um mês para chegar a esse mesmo número. Claro, que a boa campanha de marketing, o hype o ajudaram a alavancar, mas a curiosidade era mesmo grande. 




Eu o peguei, joguei e agora vamos ao que interessa. 'Tomb Raider' é mesmo tudo isso que estão dizendo? A resposta é SIM, com certeza trata-se de um game grandioso e fantástico, capaz de agradar a todos. Talvez agradar a todos seja sua pequena ressalva, deixando o game com um desafio mais reduzido, o obrigando a colocar em 'Hard', para experimentar um desafio mais elevado. É fato, que os games anteriores eram realmente desafiadores, os controles não eram exatamente precisos, e os eternos problemas de câmera, que foram verdadeiros pesadelos em 'Underworld', tornavam a jogatina mais complicada. Os puzzles eram sempre muito cabeludos, desagradavam a muitos, mas agradaram aqueles que adoravam passar horas tentando solucioná-lo. Os tempos mudaram, os gamers mudaram, o foco na ação é uma fonte mais fácil para alavancar as vendas de um produto. Em 'Tomb Raider', todos os problemas que judiavam do jogador nos games antigos foram resolvidos. Pular de um barranco para o outro dificilmente o levará a morte, como era bastante provável que acontecesse anteriormente. Os puzzles existem, mas são muito fáceis de serem solucionados, o que agrada os impacientes e desagrada os fãs mais radicais. Mas não se engane, nem tudo é tão fácil assim, o combate, antes visto quase como figurante na franquia, tem aqui um espaço muito maior e desta vez extremamente empolgante e satisfatório. Os inimigos possuem um inteligência artificial muito bem elaborada, por isso dificilmente você ficará abaixado num lugar esperando que inimigo pare de atirar. O desafio existe, mas nada cabeludo que faça o jogador irritado a ponto de largar tudo. Os produtores até parecem ter se esforçado ao máximo para agradar a todos, e conseguiram.

Os cenários são outro ponto forte do game, lindos e impressionantes, mostram que a essa geração ainda pode nos surpreender e muito. A jogabilidade, felizmente podemos dizer que também é outro ponto que nos agrada e muito. Podemos usar arco e flecha, escopeta, metralhadoras e sempre atualizá-las para surpreender nossos inimigos. A voz de Lara, que desta vez é feita pela atriz Camilla Luddington (Californication) é mais um ponto positivo para o game. A atriz consegue passar para a jovem Lara a emoção que se espera, e um ar de juventude de uma pessoa que, aos 21 anos está perdida e precisa se virar para sobreviver nesta ilha hostil.  Mas de uma pessoa com poucos recursos, logo nos deparamos com uma pessoa renovada, que parece determinada e superar o Rambo de qualquer maneira, chacinando sem dó seus inimigos com as armas que possui. Tudo é muito cinematográfico em 'Tomb Raider', sem tirar nossa diversão de caçar, mandar bala, correr, escapar de incêndios e muito mais.

Com a sua conclusão, fica aquele gostinho de quero mais. Não cheguei a jogar a polêmica versão Multplayer, visto para muitos como uma opção desnecessária. É fato, que a inclusão do mesmo é uma estratégia mercadológica, visto que estamos diante de um game focado no singleplayer. 

Embarque nessa viagem, 'Tomb Raider' veio para ficar, divertido e violento, a mais nova aventura de Lara Croft é impressionante em todos os aspectos. Suas pequenas e insignificantes ressalvas não diminuem nem um pouco a diversão. Futuro clássico.

Nota: 9,5

Nenhum comentário:

Seguidores

Ocean of Noise

Minha foto
Florianópolis, Santa Catarina, Brazil
Renato Cunha 28 anos Propósito do blog: Mais um veículo dedicado ao mundo pop. Com minhas próprias palavras colocarei o que penso sobre a arte em geral. E-mail: renatornc@hotmail.com