sexta-feira, 15 de março de 2013

Review: David Bowie - The Next Day


Review CD: David Bowie - The Next Day
Nota: 10

No meio dos anos 90, quando a Internet começou a virar uma realidade, David Bowie foi um dos pioneiros da rede, seu site era um dos mais estilosos e informativos até então. No entanto, o seu retorno triunfal e imprevisível foi totalmente diferente de tudo o que se esperava. A mesma rede que tanto apreciou lá nos anos 90, levou uma baita de uma rasteira do músico britânico. Num mundo de redes sociais e sites fofoqueiros, que confirmaram o ‘Grande Irmão’ de George Orwell , Bowie conseguiu a façanha de esconder qualquer coisa em relação a seu novo projeto, algo impossível nos dias de hoje. Porém, nada, absolutamente nada vazou na internet. E tudo veio à tona em 09 de Janeiro deste ano, no aniversário de 66 anos de Bowie. Anunciado pelo filho do ‘Camaleão’, veio então o single ‘Where Are You Now?’, juntamente com o videoclipe e os primeiros detalhes de ‘The Next Day’, o primeiro álbum de David Bowie em quase 10 anos, desde ‘Reality’ em 2003.
As surpresas e as imprevisibilidades prevaleceram, a capa do álbum que parecia ser uma brincadeira ou algo provisório, confirmou-se sendo a capa oficial do seu novo álbum, um retângulo em branco com o título do álbum em cima da clássica capa do álbum ‘Heroes’, nos deixando a crer que estamos de volta ao túnel do tempo, mais precisamente, um álbum que nos remete aos tempos da trilogia de Berlim, onde saíram os sensacionais ‘Low’, ‘Heroes e ‘Lodger’.

Muitos já davam a carreira de David Bowie por encerrada, graças a alguns problemas de saúde que o obrigaram a cancelar algumas datas de sua última turnê.  Sua última participação em um show foi na casa de shows Royal Albert Hall, participando da ‘On In Island Tour’ de David Gilmour, cantando ‘Arnold Layne’, desde então, silêncio. Nem mesmo os 40 anos do lançamento do álbum ‘The Rise and Fall of Ziggy Stardust and Spiders from Mars’  tiraram Bowie do silêncio. Biógrafos já anunciavam que o enigmático artista já teria pendurado as chuteiras. Muitos deles terão que atualizar seus livros e também entender que Bowie é um artista imprevisível demais, não dá para prever absolutamente nada sobre ele, talvez seja isso que o torne ainda tão relevante e influente no meio musical, sendo capaz de ofuscar retornos da nova geração como Justin Timberlake (retornando a música, após cinco anos dedicados ao cinema) e Beyonce, que retornou ao grupo Destiny’s Child.


Mas vamos ao que mais interessa, ‘The Next Day’, é mesmo tudo isso que estão falando? Pois dizem ser o melhor álbum de Bowie em 30 anos, ou seja, em 1983, quando lançou o estupendo Let’s Dance. A resposta é sim, depois de 10 anos de ausência e a inesperada volta, Bowie também cumpre com um álbum incrível, para os que esperavam algo mais lento e melancólico como a já citada ‘Where are you now?” ficará surpreso. Temos uma boa porção de rocks certeiros, candidatos a futuros clássicos: “Love is Lost”, “Stars (Are Out Tonight)”, “Boss f me”, enfim, Bowie consegue mesclar rocks e músicas lentas com a exatidão que se espera de um álbum seu. As músicas que abrem o novo álbum, a faixa-título e ‘Dirty Boys’, apesar de boas, mais parecem uma boa banda de abertura para os aquecermos e, para depois apreciarmos a atração principal, quando o álbum realmente esquenta a partir de ‘Stars...’

Duvido muito que esse seja um recomeço para a carreira de Bowie. As chances de 'The Next Day' ser seu último registro são grandes, assim como a campanha de divulgação, onde já foi anunciado que não teremos turnês, tendo a possibilidade de um show. Claro, como tudo no mundo de Bowie é algo bastante incerto, podemos esperar de tudo. 

Para quem esperou por 10 anos por esse momento ou para quem já nem esperava mais, The Next Day traz um Bowie intenso como há muito não se via.

Nenhum comentário:

Seguidores

Ocean of Noise

Minha foto
Florianópolis, Santa Catarina, Brazil
Renato Cunha 28 anos Propósito do blog: Mais um veículo dedicado ao mundo pop. Com minhas próprias palavras colocarei o que penso sobre a arte em geral. E-mail: renatornc@hotmail.com