sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Novos Clássicos: Requiem para um Sonho

Usuários de drogas sempre rendem produções intensas, o que dizer do alemão "Eu, Christiane F.' ou 'Trainspotting'. Em 2000, o cineasta Darren Aronofsky (Cisne Negro) realizou uma das mais insanas e chocantes obras sobre o assunto. 'Requiem para um sonho',foca não apenas no vício em drogas, mas o que a solidão pode causar a uma pessoa, passando por momentos de paranoia, mania e vícios. A historia traz quatro personagens: Uma mãe solitária Sara Goldfarb (Ellen Burstyn - incrível), Harry Goldfarb (Jared Leto - esforçando-se), Marion Silver (Jennifer Connely - sempre linda) e Tyrone C. Love (Marlon Wayns - saindo-se bem longe das comédias). 

Sara, mãe de Harry é solitária, recebendo um telefonema de um programa de TV (seria imaginação?) começa a ter uma nova perspectiva de vida, até de um futuro melhor , tamanha sua carência (o marido morreu, o filho viciado mora longe da mãe). Começa fazer uma dieta para caber num lindo vestido vermelho que não veste há muito tempo, muda a cor do cabelo, tudo para o grande dia em que aparecerá em seu programa de TV favorito. Para encurtar a longa estrada de uma dieta rigorosa, Sara descobre uma pílula que diminui a fome, o que era para lhe trazer benefício, começa a tirar o que lhe resta de sua sanidade.

Enquanto seu filho Harry, viciado em drogas junto com seu amigo Tyrone (igualmente viciado) e a namorada Marion, começam um lance de venda de drogas, aparentemente lucrativo, claro que a coisa sairá do controle e uma desgraça espera para cada um deles.

Aronofsky impressionou pelos ângulos de câmeras até então inéditos nos cinemas, a trilha sonora visceral de Lux Aeterna. A grande alma de 'Requiem para um sonho' está mesmo para a atriz Ellen Burstyn (quem não se lembra, ela fez a mãe de Regan em O Exorcista), com uma interpretação tão marcante, que foi indicada para o Oscar de melhor atriz. 'Requiem para um Sonho' é um filme difícil de ser digerido, mas que no dia seguinte você ainda estará refletindo sobre ele. Memorável.

Nota: 9/10

Nenhum comentário:

Seguidores

Ocean of Noise

Minha foto
Florianópolis, Santa Catarina, Brazil
Renato Cunha 28 anos Propósito do blog: Mais um veículo dedicado ao mundo pop. Com minhas próprias palavras colocarei o que penso sobre a arte em geral. E-mail: renatornc@hotmail.com