sábado, 5 de novembro de 2011

CD Review: Coldplay - Mylo Xyloto


Quase quatro anos depois do arrasa quarteirão ‘Viva La Vida’, o Coldplay lança seu novo álbum. Nós brasileiros pudemos ter o privilégio de ouvir as novas canções ao vivo pela primeira vez, foram quatro delas executadas no estupendo show no Rock in Rio. De cara me agradei das canções, mas queria ouvir o álbum por completo antes de dar minha opinião. Enfim, chegou o dia de ouvir o aguardado álbum, que recebeu o estranho nome de ‘Mylo Xyloto’.


 A crise com o álbum ‘X&Y’ fez com que Chris Martin e cia não mais dormissem no ponto e desde ‘Viva La vida...’ quando iniciaram parceria com o produtor Brian Eno (ex-Roxy Music e produtor do U2) conseguiram repaginar sua carreira com o excelente álbum, que nos deu ‘Violet Hill’, ‘Viva la vida’, ‘Lovers in Japan’ e ‘Lost’. Novamente guiados por Eno, o Coldplay continua desafiador, ousando e criando uma atmosfera sonora que praticamente inexiste nos dias de hoje. O resultado é mais uma agradável surpresa, a boa impressão do show no Rock in Rio vai além. Em ‘Mylo Xyloto’, o Coldplay entrega mais um álbum  consistente, porém não perfeito. “Paradise”, o atual single é candidata é clássico, e é impossível você não repetir  o ‘Para...para...paradise..ôÔôÔôÔôÔ, que apesar da repetição, não é enjoativo em nenhum momento. “Charlie Brown”, ‘Hurts like heaven”, “Major Minus”, “Every Teardrop Is a Waterfall” também merecem destaque.

Porém...pois é, sempre existe um porém. O álbum sofre uma queda com a faixa ‘Princess of China’, parceria do Coldplay com Rihanna, soa forçada demais e me parece mais uma estratégia mercadológica do que uma genuína parceria. Outro fato que incomoda um pouco são faixas falsas, que na verdade são vinhetas para uma próxima canção, deixam as coisas um pouco confusas. Pois quando você vê o CD já está quase concluído e você pensa? Perai, mas são 14 canções. O problema dessas falsas faixas é que são curtinhas, durando segundos. Não prejudica o álbum, mas confude um pouco. Apesar dos pesares, o Coldplay conseguiu de novo, para apreciadores de boa música, a banda consegue ousar, mas sem afastar o ouvinte com idéias absurdas, deixando seu produto quase inaudível. A crítica como sempre vai detestar, mas para os fãs é mais um álbum para ouvir muitas e muitas vezes, sucesso já está fazendo.


Faixas:


1. Mylo Xyloto
2. Hurts Like Heaven
3. Paradise
4. Charlie Brown
5. Us Against The World
6. M.M.I.X.
7. Every Teardrop Is A Waterfall
8. Major Minus
9. U.F.O.
10. Princess Of China
11. Up In Flames
12. A Hopeful Transmission
13. Don’t Let It Break Your Heart
14. Up With The Birds



Nota: 8,5


Nenhum comentário:

Seguidores

Ocean of Noise

Minha foto
Florianópolis, Santa Catarina, Brazil
Renato Cunha 28 anos Propósito do blog: Mais um veículo dedicado ao mundo pop. Com minhas próprias palavras colocarei o que penso sobre a arte em geral. E-mail: renatornc@hotmail.com