terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Review: Enterrado Vivo (Buried, 2010)

Desesperador, sufocante e claustrofóbico, isso é 'Enterrado Vivo'. Eu particularmente nunca gostei de filmes onde personagens são enterrados vivos, assisti alguns e logicamente não curti, pois a idéia de ficar preso dentro de um caixão debaixo da terra é desesperadora demais, por isso inicialmente achei melhor ignorar Enterrado Vivo. A mais recente vítima até então havia sido A Noiva em 'Kill Bill: Vol.2', mas numa situação mais fantasiosa, onde a personagem de Uma Thurman precisava usar técnicas aprendidas com Pai Mei para sair daquela situação. Mas aos poucos, com vários comentários positivos e bons reviews, decidi ver o que era. 




O filme do estreante Rodrigo Cortés traz tudo aquilo que eu sempre temi e com bonus. A história se passa toda com o personagem Paul Conroy (Ryan Reynolds) dentro de um caixão. Quando acorda é aquele desespero que qualquer um pode imaginar. Junto com Paul, apenas um isqueiro e um celular, e é quando conhecemos o personagem e também é quando a história se desenrola. Não há flashbacks, nem nada, são 95 minutos apenas acompanhando o sofrimento de Paul naquele aperto. Enterrado Vivo é cheio de críticas duras ao governo americano devido a demora dos governantes em agir, pois Paul é apenas um motorista de caminhão carregando mantimentos, se fosse um homem importante Paul já teria saído daquela situação sufocante há muito tempo.


Outra crítica é com os celulares, na verdade é contra empresas de telemarketing, odiadas mundialmente, pois quando mais precisamos, não funcionam. O filme segue num verdadeiro sofirmento e para piorar, Paul e é claro, o espectador ainda é desafiado com cobras dentro do caixão e com bombas que explodem perto do local, piorando ainda mais a situação de Conroy. Paul é pressionado o tempo todo pelos seus seqüestradores, que se não pagarem a quantia de 5 milhões de dólares, ele apodrecerá naquele caixão. Como eu já disse, Enterrado Vivo não tem cenas externas, nenhuma tentativa de amenizar a situação, o foco é unicamente ali em Paul Conroy. Ryan Reynolds segura bem a onda, sua interpretação funciona até mesmo numa rara situação de humor involuntário. Para os que procuram um filme de ação cheio de efeitos especiais, infelizmente Enterrado Vivo não é seu filme, mas se está a procura de uma experiência única, o filme de Rodrigo Cortés cumpre seu papel com maestria, sem deixar a peteca cair um só segundo e com um final surpreendente....Com isso não preciso falar mais nada.


Nota: 8,1


Veja aqui o trailer;


Nenhum comentário:

Seguidores

Ocean of Noise

Minha foto
Florianópolis, Santa Catarina, Brazil
Renato Cunha 28 anos Propósito do blog: Mais um veículo dedicado ao mundo pop. Com minhas próprias palavras colocarei o que penso sobre a arte em geral. E-mail: renatornc@hotmail.com