terça-feira, 6 de julho de 2010

Review: A Centopéia Humana (The Human Centipede, 2009)

Os internautas de plantão sempre prontos a baixarem um filme primeiro que todo mundo que me desculpem, mas só fui descobrir sobre 'A Centopéia Humana' alguns dias atrás, portanto nem acompanhei a divulgação maciça que foi feita online, bom para mim. Quando surgem esses filmes fenômenos na internet eu prefiro não ler muito sobre e nem ficar com grandes expectativas, pois as possibilidades de sair frustrado são imensas. Vide 'Atividade Paranormal', que surgiu do nada e tornou-se o novo 'Bruxa de Blair', dividiu opiniões sim, mas como ignorei toda a campanha, acabei me surpreendendo e até hoje gosto muito de 'Atividade Paranormal' e mal posso esperar pelo segundo.

Quando soube desse 'A Centopéia Humana' não me interessei, achei que fosse uma essas produções de humor negro que nunca cumprem o que expectador espera. Depois do que andei lendo bateu a curiosidade e decidi baixar para ver o que era e fiquei surpreso, não chega a ser um grande filme, dificilmente se tornará um clássico, mas se procuram algo para chocar, Centopéia Humana é o filme. Não falo muito em nojeiras em excesso, mas a tal centopéia humana juntamente com o que é sugerido é realmente de causar repulsa, muito mais que a violência de um 'Jogos Mortais' da vida.


A idéia doentia, estúpida e sem lógica veio do próprio diretor, Tim Six, que veio de uma piada e tornou-se algo sério. Podem acreditar, apesar do nome nos levar a uma produção risível, você dificilmente vai conseguir rir. A história inicial não traz nada de novo ao gênero, na verdade é até uma enrolação nescessária para a chegada do clímax, mas se você quiser saber aí vai: 'Duas amigas Nova Yorquinas Lindsay ( Ashley C. Williams) e Jenny (Ashlynn Yennie) estão na Alemanha e são convidadas por um garçom/amigo para uma festa. No meio do nada o pneu do carro fura, nenhuma das duas sabe como trocar e começa uma certa discussão que acaba levando as duas a procurar ajuda. A procura termina ao chegar numa casa isolada, lá conseguem ajuda de um sinistro médico Dr.Heiter (Dieter Laser). As meninas logo percebem que o tal dr é um sádico e logo começa a tortura e a constação que elas farão parte da tal 'Centopéia Humana', que é completada com um jovem turista japonês. A partir daí começa um verdadeiro desespero, com fugas inúteis e o verdadeiro destaque da produção, Dr.Heiter, que certamente entrará no hall dos vilões mais cruéis e sádicos da história do cinema.

A história não desenvolve muito as vítimas, focando mais na bizarrice mesmo, mas fica quase impossível não ter pena dos pobres coitados, as meninas tiveram os dentes e os lábios arrancados e o que restou foram costurados no ânus uma da outra, sim, preparem para cenas mais desagradáveis, se meteram numa grande MERDA , coitadas mesmo. É bastante sofrimento e a total falta de lógica. Por que diabos um médico cirurgião faria uma coisa tão absurda, mesmo que seja tão desprovido de humanidade, nenhum vilão pensaria em algo tão absurdo e humilhante para suas vítimas, Jigsaw deve estar morrendo de inveja. Não é um filme que recomendo para muitos, acho que quem curtirá mesmo é o fã hardcore do gênero horror. Em alguns momentos é possível se lembrar de produções francesas atuais como: 'Martyrs' ou 'Invasora', mas é claro, inferior.

Eu gostei do filme, e a imagem dos jovens grudados um no outro e todo aquele sofrimento levado bastante a sério já dignifica a produção, não que num futuro distante ele seja considerado um clássico, pois novamente velhas idéias são recicladas, mas os momentos grotescos e doentios fazem a gente esquecer um pouco os velhos clichês (talvez nescessários). Centópeia Humana que lá fora veio com o subtítulo: 'First Sequence' já está com uma sequência engatilhada para 2011. O maluco Tim Six promete algo ainda mais absurdo em sua nova centopéia. Ao invés de 3 pessoas, agora 12 pessoas serão grudadas uma a outra para mais um espetáculo do bizarro. Acho bem improvável esse filme sendo exibido nos cinemas brasileiros mais perto de você, acredito num possível lançamento em DVD e olhe lá. Mas para fãs apaixonados que preferem esperar, assistam, pois vale a locação.

Veja o trailer;

Nenhum comentário:

Seguidores

Ocean of Noise

Minha foto
Florianópolis, Santa Catarina, Brazil
Renato Cunha 28 anos Propósito do blog: Mais um veículo dedicado ao mundo pop. Com minhas próprias palavras colocarei o que penso sobre a arte em geral. E-mail: renatornc@hotmail.com