domingo, 25 de julho de 2010

Review: Predadores - Bem melhor que a série AVP, mas não vai além disso

Sem querer ser nostálgico, mas estava com muita saudade de ver um filme de ação 'Old School' dos anos 80. De vez em quando vemos uma grande frânquia clássica retornando as telas de cinema. Vide 'Duro de Matar' e também 'Rambo IV', que foram bons exemplos, tanto financeiramente como em sua qualidade. Um novo filme de 'Predador' era algo bastante esperado pelos fãs do filme original, ou vai lá, da sequência bacana 'Predador 2' que trocava a selva pela grande cidade. Após um hiato, veio o encontro 'Alien Vs.Predador', que era tão aguardada quanto o encontro dos mestres do slasher Jason e Freddy Krueger. Como nós já sabemos o encontro foi desastroso, feriu tanto o legado de Predador quanto o Alien (que já havia sido ferido com sequências fracas de seus filmes solos).

Mesmo com críticas negativas as criaturas mais famosas do cinema tiveram um novo encontro, ainda mais errática. Foi então que tiveram a ótima idéia de acabar com essa franquia e retornas as raízes. O responsável por colocar ordem no mundo do 'Predador' foi Robert Rodriguez, que a julgar pelo que vi ontem, provou ser um grande fã do primeiro filme estrelado por Arnold Schwarzenegger e dirigido por John McTiernan em 1987. 'Predadores' (Predators, 2010 EUA) é uma competente homenagem ao filme original, cheio de referências que deixarão os fãs felizes, bem tanto quanto a trilha e o clima que nos levam aquela selva cheia de perigos. Mas apesar de tudo isso, 'Predadores' não um remake, talvez uma reimaginação. Mas não vai muito além do que se esperava, faltou ousadia do diretor Nimrod Antal (Temos Vagas) para fazer algo capaz de agradar tanto fãs quanto possíveis novos admiradores, talvez seja o maior problema de Predadores. Uma reimaginação que pelo menos para mim é digna é a de 'O Planeta dos Macacos', que Tim Burtou dirigiu em 2000, que apesar das referências, foi além, recriou a história e inseriu boas novidades que se não é melhor ao original estrelado por Charlton Heston, chega muito perto.

A história de 'Predadores' como disse antes nos leva novamente à selva, mas dessa vez no planeta das criaturas horríveis. Um grupo de mercenários e assassinos perigosos são jogados em seu planeta para uma espécie de jogo, serão caçados um a um pelos predadores em cenas que infelizmente não são muito sangrentas, já que a censura foi de 14 anos, então não espere uma grande carnificina. Royce (Adrien Brody) é o soldado que lidera a equipe, e que também conta com Isabelle (Alice Braga), Edwin (Toper Grace), Stans (Walton Goggins), Nikolai (Oleg Taktarov), Cuchillo (Dany Trejo) entre outros. Vale citar também a participação de Lawrence MORFEU Fishburne, que na minha opinião teve uma pálida participação, totalmente non sense, acho que a pequena passagem dele foi apenas para nos remeter ao mundo de 'Alien' talvez. A cena com Fishburne dura uns 30 minutos que são desperdiçados, já que pouco acrescenta a trama e quebra legal o ritmo do filme, tirando a tensão.

Adrien Brody é um excelente ator, tem fôlego de sobra para este tipo de filme, mas faltou carisma, assim como outros personagens. Alice Braga é um tanto limitada como atriz, mas não compromete e nas cenas de ação mostra competência. Os Predadores estão legais, assim como os efeitos especiais que aparecem com moderação. Mas a cena final faltou mais impacto, mais suspense e até mais enrolação, se é que me entendem, tudo é rápido demais. Faltou desenvolver mais os personagens. Assim como num slasher, você sabe muito bem quem vai viver e quem vai morrer assim que conhece cada um deles.

A sequência é inevitável e o próprio Robert Rodriguez já anunciou que haverá uma cotinuação que não tardará e que esse 'Predadores' serviu como um 'teste' e comentou que já existem idéias para o novo filme. Esperamos que não seja mais do mesmo e que um pouco mais de ousadia seria melhor. 'Predadores' com certeza coloca nos trilhos um ícone dos cinemas, faz a gente se esquecer dos fracos 'Alien Vs Predador' 1 e 2, mas esse ainda não era o filme que estava esperando. Vamos torcer que a continuação que certamente terá um orçamento mais generoso, nos traga um filme definitivo e mais intenso. Enquanto eu espero, vou lá rever o clássico filme original mais uma vez.

Veja o trailer;

Nenhum comentário:

Seguidores

Ocean of Noise

Minha foto
Florianópolis, Santa Catarina, Brazil
Renato Cunha 28 anos Propósito do blog: Mais um veículo dedicado ao mundo pop. Com minhas próprias palavras colocarei o que penso sobre a arte em geral. E-mail: renatornc@hotmail.com